A Unisc

A avaliação institucional na UNISC é um processo incorporado às suas práticas diárias. Faz parte da rotina da Instituição e acontece de maneira sistemática desde o ano de 1986.

O documento que norteia as práticas avaliação da Instituição é o PAIUNISC – Programa de Avaliação Institucional da UNISC, cuja primeira fase se deu no ano de 1994.

Foi também na década de 1990 que, motivadas pela criação do PAIUB, a UNISC e as demais Instituições que constituíam o COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas –, encaminharam à SESu/MEC o PAIUNG – Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG.

No ano de 2008, a UNISC elaborou o PAIUNISC Fase IV – 2008-2012, em consonância com a trajetória de avaliação da Universidade, com diretrizes propostas pelo SINAES e com o PDI IV 2008-2012.

A Universidade de Santa Cruz do Sul foi a terceira do país e a primeira do Estado a protocolar, junto à CONAES e ao INEP, o seu pedido de avaliação institucional externa, de acordo com a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, no ano de 2005. Cumpridas todas as exigências legais, em maio de 2006, a Instituição recebeu a visita da Comissão de Avaliação Institucional Externa que verificou as condições da UNISC em dez grandes dimensões. Ao final do processo, a Universidade obteve conceito máximo (nota 5) na avaliação institucional externa/SINAES.

Novamente no ano de 2010, cumprindo as exigências legais requeridas pelo processo de recredenciamento da Universidade, a UNISC voltou a receber uma Comissão de Avaliação Institucional Externa designada pelo INEP/MEC. Mais uma vez, a Instituição recebeu conceito máximo (nota 5), reforçando os compromissos assumidos em seu Projeto Político-Pedagógico Institucional e, em especial, com a avaliação como processo contínuo para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.

MENU PRINCIPAL