Serviços Comunitários

 

 

Telefone: 3717-7480

 

O SIS é um serviço da Universidade que atende à comunidade de Santa Cruz do Sul e região, prestando atendimentos sustentados nos valores de um Serviço–Escola que coloca o sujeito no centro da atenção e o sabe, desde sempre e ao mesmo tempo, biológico, social, histórico, político e subjetivo. Na dimensão de um Serviço-Escola, configura um lugar de planejamento e execução de práticas clínicas que reúne estagiário(a)s e supervisores das várias profissões que trabalham com diagnósticos, tratamento,  reinserção social, prevenção e promoção de saúde. Presta assistência aprendendo cotidianamente a não desvincular Ensino, Pesquisa e Extensão nas diferentes práticas das profissões e implicando o sujeito nos seus modos de produção de saúde e de doença, na busca de autonomia e de protagonismo nos seus processos de vida.

O SIS nasceu com o ideal de dar atenção integral à saúde, por isto o nome: Serviço Integrado de Saúde. Isto significa alcançar o sujeito/comunidade que o procura em toda a sua extensão, objetivando desenvolver um trabalho de equipe, que ultrapasse os muros da interdisciplinaridade e que produza conhecimentos que privilegie o planejamento crítico e reflexivo sobre as finalidades das propostas e intervenções; que investigue sobre a origem, o desenvolvimento e a manutenção dos sofrimentos individuais e coletivos, por reconhecer que deste conhecimento delineará os projetos terapêuticos e os processos de cura/tratamento e prevenção.

Idealizado e implantado pelos cursos de Psicologia e de Enfermagem, o SIS desde sempre reuniu esforços para agregar mais cursos nesta empreitada o que resultou na adesão dos cursos de Nutrição e posteriormente, da Medicina. Do mesmo modo que a equipe do serviço se renova a cada semestre com a entrada de novo(a)s estagiário(a)s, as práticas aqui desenvolvidas também não cessam de se renovar, conferindo lugar a uma clínica ampliada com intervenções e ações sustentadas na discussão sobre o processo saúde-doença.


Coordenação do Serviço Integrado de Saúde
Jerto Cardoso da Silva - Curso de Psicologia
Vera Elenei da Costa Somavilla - Curso de Enfermagem
Francisca Maria Assmann Wichmann - Curso de Nutrição
Renata Jucá - Curso de Medicina

 

Ao longo de seu funcionamento, o serviço instituiu metodologias ativas de ensino/aprendizagem que utilizam as seguintes ferramentas pedagógicas:

  • ACOLHIMENTO – momento no qual se proporciona ao usuário um primeiro amparo e se colhe informações para organizar/hierarquizar o fluxo e o tipo de oferta de atendimento no serviço;
  • PSICOTERAPIA- Atendimento em psicoterapia de criança, adolescente, adulto, casal e família.
  • ATENDIMENTO NUTRICIONAL
  • ATENDIMENTOS DE ENFERMAGEM
  • ATENDIMENTOS DE MEDICINA
  • PLANTÃO -  Dentro da perspectiva que visa acolher os usuários em crise, criou-se a oferta do plantão em psicologia, onde os estudantes atuam para atender as demandas urgentes que surgem no decorrer dos atendimentos das diversas áreas. As intervenções podem ser realizadas no SIS, através de visitas domiciliares, no atendimento aos familiares, etc.
  • PRÁTICAS GRUPAIS: A atividade em grupo busca: socialização; integração; apoio psíquico; trocas de experiências; trocas de saberes; construção de projetos coletivos; etc.
  • BOLETIM ENTRE-SIS: veículo de comunicação e integração entre o serviço e a comunidade acadêmica e geral;
  • SEMINÁRIO INTEGRADO DO SIS- Evento anual que visa a socialização dos conhecimentos produzidos.

Espaço Físico

O Serviço Integrado de Saúde - SIS funciona no bloco 31 do Campus Universitário, com 779,20 m2 de área construída para este fim e destinado ao atendimento conjunto das atividades dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, e Medicina.

O espaço físico do SIS conta com dependências de uso comum e com dependências de uso exclusivo e específico para cada um dos cursos que se destinam ao atendimento de diferentes públicos.

O prédio conta com cinco salas para atendimento individual, sendo 2 salas destinadas a pacientes infantis e 3 para pacientes adultos; uma sala subdividida para atendimento de psicoterapia familiar, equipada com espelho unidirecional , com sistema de interfone; três salas de atividades e projetos (atendimento de grupo, reuniões, seminários); sete salas de consultas; ambulatório nutricional; uma sala de procedimentos equipada para atendimento ambulatorial; uma sala de esterilização; uma sala de expurgo e uma lavanderia; o prédio possui ainda sanitários e cozinha.


Horário de atendimento

O serviço Integrado Saúde funciona de segundas a sextas, das 8:00 às 12:00, e das 13:00 às 22:00, para atendimentos pré-agendados. As consultas da psicologia são agendadas e marcadas com antecedência, sendo o dia para marcação de consultas sempre nas segundas-feiras, por telefone. A vacinação ocorre com um horário diferenciado começando as 8:00 até às 11:30, e das 13:00 até as 21:30.


Clientela

Comunidade de Santa Cruz do Sul e região, professores, funcionários e estudantes da UNISC.

 

Foi realizado no último dia 09 de novembro, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o 8º Seminário do Serviço Integrado de Saúde. Com o tema Medicalização na Medicina, a palestra foi ministrada pelo Médico Hélio Simão, pediatra e especialista em alergologia e mediada pelo professor e Jerto Cardoso da Silva. Promovida pelos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Nutrição da UNISC e com objetivo de debater a utilização de excessiva e desnecessária de medicamentos, o evento contou com a participação de mais de 140 alunos, professores e funcionários da universidade.

OUTUBRO ROSA NO SIS – UNISC

 

Realização de exames de mamas após às 18 horas , nos dias 20 e 22 de outubro de 2015. Caso necessário, serão solicitadas mamografias cedidas pelo serviço de diagnóstico por imagem CDII –HSC.

Agende seu horário pelo telefone: 3717-7480


Projetos Integrados

Os projetos integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão são desenvolvidos visando atender as demandas dos cursos de graduação que atuam no serviço,


Projetos específicos


Enfermagem

A enfermagem realiza estágio curricular em saúde ambiental e coletiva, saúde da mulher e da criança, e gerenciamento de enfermagem. Estas atividades são supervisionadas por enfermeiros docentes do curso de enfermagem. Além das atividades relacionadas a graduação, atua no serviço um equipe permanente que realiza atendimentos ambulatoriais de acordo com a demanda.

As atividades desenvolvidas são: consultas de enfermagem, verificação de sinais vitais, curativos, imunizações, aplicação de medicação parenteral (com receita médica), nebulizações, encaminhamentos, grupos de saúde preventiva.


Psicologia

Este espaço constitui um dos lugares de desenvolvimento dos Estágios Integrados de Psicologia e conta, atualmente, com cinco supervisores que trabalham com quatro abordagens teóricas distintas:
Sistêmica - profa e supervisora: Ms.Dulce Grasel Zacharias
Psicanálise- profa e supervisora: Dra.Edna Linhares Garcia;
Prof. e supervisor: Dr.Jerto Cardoso da Silva.
Gestalt- prof. e supervisor: Ms.Miguel Lielo.
Cognitiva- profa e supervisora: Dra. Simone Machado

As atividades desenvolvidas são, entre outras: Psicoterapia (individual a crianças, adolescentes e adultos; psicoterapia familiar; psicoterapia de casal;  psicoterapia grupal; Análises institucional; Pesquisas e Ações em Saúde Coletiva;


Nutrição

O Ambulatório de Nutrição tem a finalidade de proporcionar aos acadêmicos do curso de Nutrição o exercício do atendimento nutricional em nível individual e grupal, nas diversas faixas etárias e patologias. As orientações nutricionais são flexíveis, negociadas e compatíveis com as necessidades de cada usuário. Na pactuação das metas com os usuários, são valorizados pequenos progressos nas modificações dos hábitos alimentares e de vida, a curto e médio prazo, a redução do peso e do grau de obesidade e dos fatores de risco associados.


Medicina

O curso de medicina propõe uma ruptura do modelo médico direcionado unicamente para atendimento curativo. Essa mudança visa propiciar um cuidado mais amplo, com ações de prevenção e tratamento. A medicina realiza atendimentos voltados para a mulher através de consultas de ginecologia, com foco no planejamento familiar e prevenção de câncer; atendimento a gestantes pré-natal baixo risco. Realiza atendimentos de crianças com acompanhamento do desenvolvimento infantil através da puericultura, além de endocrinologia para crianças e adultos. Com foco em prevenção e qualidade de vida, realiza consultas e acompanhamentos de idosos através da especialidade de geriatria. Os atendimentos são realizados por acadêmicos de medicina, com supervisão dos professores.

  • Atendimento conjunto das atividades dos cursos de Psicologia,  Enfermagem, Nutrição e Medicina;
  • Centralizar atividades teórico-práticas dos cursos;
  • Atender a comunidade de Santa Cruz do Sul e região;
  • Desenvolver projetos interdisciplinares que visem a promoção da saúde em parceria com outras áreas do conhecimento acadêmicas e/ou comunitárias;
  • Integrar Ensino, Pesquisa e Extensão


Supervisão Local


Enfermagem


O curso de Enfermagem realiza no SIS estágios curriculares de Enfermagem Neonatológica e Pediátrica, de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica e Estágio Supervisionado em Serviços e Saúde. Estas atividades são supervisionadas por enfermeiros docentes do Departamento de Enfermagem.

Para o serviço de enfermagem não há projeção exata do número de atendimentos, pois está relacionado com a procura da clientela e a demanda.


Psicologia

O SIS constitui um dos espaços para o desenvolvimento dos Estágios Integrados de Psicologia I, II, III e IV, sob supervisão de professores com distintas abordagens teóricas:
Cognitiva: Supervisora Dra. Simone da Silva Machado
Gestalt: Supervisor Ms. Miguel Angel Liello
Psicanálise: Supervisores: Dra. Edna Linhares Garcia e Dr. Jerto Cardoso da Silva
Sistêmica: Supervisora Ms. Dulce Grasel Zacharias

Atualmente o serviço de psicologia conta com o total de 34 estagiários de Psicologia Clínica.

Nutrição

O Curso de Nutrição atua dentro do SIS com Projetos de Extensão e na realização de Estágios Curriculares em Saúde Pública, utilizando o Laboratório de Avaliação Nutricional do Adulto e Laboratório de Avaliação Nutricional da Criança e do Adolescente. Professores responsáveis pelo atendimento nutricional: Bianca Inês Etges e Francisca Maria Assmann Wichman.

Telefone: 3717-7480
Endereço: Av. Independência, 2293, Universitário, Santa Cruz do Sul
Bloco 31
Facebook 

 

MENU PRINCIPAL