Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR - foi criado em 1994 e foi o primeiro programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do Brasil. Atualmente o Programa têm os cursos de Mestrado e de Doutorado e é avaliado com nota 5 pela CAPES – Ministério de Educação. O PPGDR também oferece a possibilidade de realização de estágio de pós-doutoramento.

O PPGDR pertence à área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES.

O PPGDR promove a formação e a capacitação de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, docência, assessoria e consultoria, avaliação e planejamento territorial, em instituições públicas e privadas. Ao longo dos mais de vinte anos de existência formou, aproximadamente, 340 mestres e 70 doutores.

Tem sua concepção alicerçada na interdisciplinaridade, através da atividade de pesquisa, debate e reflexão sobre as mudanças econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais no âmbito da esfera estatal, da sociedade civil e da iniciativa privada, suas repercussões no território e no universo material e simbólico das comunidades regionais.

O Programa tem convênios com instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam o Institut für Geografhie, da Universität Innsbruck (Áustria), a Université du Quebéc à Rimouski (Canadá), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), a Universität Tübingen (Alemanha), a Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália) e a Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina).

Realiza a cada dois anos o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que reúne pesquisadores e pós-graduandos de universidades de todo país, e com convidados internacionais. O Seminário terá sua oitava edição em 2017. Por meio do Seminário e de outros eventos como a Escola de Altos Estudos da CAPES, Escola de Inverno o PPGDR recebe a visita de renomados pesquisadores estrangeiros e nacionais, oferecendo a oportunidade para a comunidade acadêmica e regional de realização de oficinas, cursos e conferências sobre temas convergentes no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional e do planejamento territorial.

O PPGDR edita há vinte anos a revista Redes, avaliada como B1 pela CAPES na área de Planejamento Urbano e Regional, cujas edições dos últimos dez anos estão disponíveis em plataforma digital e as demais estão sendo digitalizadas e encontram-se no acervo do Programa e na Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul. 

 

OBSERVA DR
Clique aqui
PROCESSO SELETIVO 2016 - Mestrado e Doutorado
REDES
Clique aqui
Vídeo Institucional - PPGDR UNISC

MENU PRINCIPAL