Para 2025, a Unisc foi contemplada com 45 bolsas
A noite da última quinta-feira, 27, foi marcada pela aula inaugural dos cursos de licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul, por meio do programa Professor do Amanhã. O evento teve a presença da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), Simone Stülp, e do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura. Neste ano, a Unisc foi contemplada com 45 vagas, para os cursos de Geografia (3), História (11), Letras/Português (8) e Matemática (23).
Na ocasião, a titular da SICT explicou sobre o processo de criação do Programa e sua importância dentro do contexto educacional no Estado. “Nós temos um estudo do governo do Rio Grande do Sul, que indica que o Estado necessitará a reposição de cerca de 23 mil professores, isso dentro de um olhar até 2030. Nós temos a lei 16.001 de 2023, que institui o programa Professor do Amanhã. Ele é um modelo de programa inédito no Brasil. Temos recebido comitivas de outros locais para entender a dinâmica, inclusive do Ministério da Educação.”
O reitor da Unisc, Rafael Henn, ressaltou a relevância do evento, pontuando que a construção de políticas públicas não partem somente da intenção. Também fez uma saudação aos demais colegas professores, pela escolha e dedicação de carreira. “Eu tenho uma admiração muito grande pela educação. E vocês, já pensaram sobre isso? Vocês estão escolhendo dedicar a vida profissional para educar, num momento em que a educação parece que está ficando em segundo plano.”
O coordenador do programa na Unisc, professor José Antônio Moraes do Nascimento, destaca que a existência da bolsa permanência possibilita que o estudante siga frequentando as aulas. “Quero registrar a importância que se tem a existência de políticas públicas que garantem o acesso, mas mais do que o acesso, a permanência. E aí nós temos exemplos de alguns alunos que inclusive entraram pelo ProUni e migraram para o Professor do Amanhã. Porque o acesso conseguiram pelo ProUni, mas a permanência era difícil.”
Já o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, diz que há espaço para todos que querem ser Professor do Amanhã. “Convido vocês a levar muito a sério. Quisera eu poder ser um professor, fruto deste programa, embora fui muito bem preparado por essa Universidade. Mas estamos aí para fazer grandes construções, porque o mundo lá fora, está precisando de bons profissionais.”
A atividade também teve a presença da vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim; da pró-reitora Acadêmica, Chana de Medeiros da Silva; e do diretor de Ensino e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu.
Sobre o programa
O Professor do Amanhã tem como objetivo formar docentes em cursos superiores de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas para o fortalecimento da educação básica do estado do Rio Grande do Sul. Consiste na aquisição de vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) e na concessão de bolsa de estudos aos alunos selecionados. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência de R$ 800,00, paga pelo Estado.
Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, os beneficiários das bolsas serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência.
*Texto e fotos: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato
Chana, Luiz Ricardo, Rafael, Simone, Andréia, Rudimar e José Antônio