AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 Fotos: Divulgação

 

A turma da disciplina de Prática de Campo IV - Biologia de Ecossistemas de Água Doce, do curso de Ciências Biológicas, sob a regência do professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Eduardo Lobo, realizou, nos dias 14 e 15 de setembro, um trabalho de campo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, que corresponde a maior Unidade de Conservação Estadual do Rio Grande do Sul. Criada em 1998, abrange os municípios de Viamão, Glorinha, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, com 137 mil hectares.

O objetivo principal do trabalho foi estudar a biologia deste ecossistema aquático, incluindo fitoplâncton, zooplâncton, macrófitas aquáticas, mata ripária, peixes, aves aquáticas e mamíferos associados, além da caracterização limnológica do ecossistema (variáveis físicas e químicas da água), visando discutir as relações entre os distintos componentes. Também participaram da atividade o professor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Aranha Ramos; a equipe de apoio composta por estudantes bolsistas do Laboratório de Limnologia e Hidrologia da Unisc; e os especialistas em taxonomia de aves aquáticas, Alexsandro Mohr e Luciane Mohr.

Segundo o professor Lobo, “o trabalho de campo é uma importante estratégia metodológica e um diferencial de qualidade do curso de Biologia da Unisc, uma vez que os alunos têm a oportunidade ímpar de desenvolver habilidades e competências específicas ao exercício profissional, em conformidade com a proposta pedagógica do curso, estreitando a interação entre teoria e prática e valorizando a pesquisa científica”, ressalta.

MENU PRINCIPAL