AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Ideia era mostrar aos alunos experiências de docentes que vivenciam práticas exitosas

A Trilha Anos Iniciais: Saberes, Conhecimentos e Gestão do Ofício do Professor, do Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), prevê o estudo de práticas pedagógicas no âmbito escolar, planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem presentes na ação docente. Diante disso, as professoras Luci Elaine Krämer e Carla Lavínia Pacheco da Rosa incluíram no plano de ensino algumas atividades com a finalidade de conectar o ensino, a extensão e as práticas pedagógicas, mediante a  integração das habilidades, previstas na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho. 

Com isso, desde o início das aulas, as professoras estavam na busca de viabilizar um evento que pudesse trazer a experiência de professores que vivenciam práticas exitosas. Neste contexto, foi contatada a professora Juliane Niedermayer, coordenadora da  Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, e também egressa do curso de Pedagogia da Unisc. Ela acolheu o convite e, juntamente com as professoras Francielle da Rosa e Viviane Grasiela da Fonseca, organizou as apresentações de um grupo de professoras de Venâncio Aires para contar as experiências docentes. A atividade aconteceu nos dias 8 e 9 de abril.

Estiveram presentes as professoras da Escola Municipal Narciso Mariante de Campos, de Linha Tangerinas, que trouxeram relatos de práticas pedagógicas interdisciplinares desenvolvidas em escola da zona rural. A professora Julia Helena Melz apresentou o trabalho de alfabetização com uma turma de 1º ano. A professora Cláudia Luana Santiago relatou o Projeto do Minhocário, desenvolvido com os alunos de classe multisseriada do 2º e 3º anos. Já a professora Priscila Wagner Pereira  expôs o Projeto intitulado “Valorizando o Cerro do Baú – uma maravilha natural de Venâncio Aires”, desenvolvido com os alunos da classe multisseriada do 4º e 5º anos.

No segundo dia, os relatos de experiências foram de professoras atuantes em Escolas Municipais das zonas periférica e rural do município. A professora Gabriela Vedoy Flores, da Escola Municipal Professora Odila Rosa Scherer, do Bairro União, apresentou o Projeto “Compostar também é um gesto de amar!”, realizado com estudantes do 4º ano. A professora Daiana Köhler, da Escola José Duarte de Macedo, do Bairro Macedo, relatou o desenvolvimento do Projeto “Cores e Mistérios”, realizado com uma turma de 2º ano. A professora Adriane Inês Goettems, da Escola Deolindo Pereira da Costa, de Linha Arroio Grande (zona rural), apresentou o Projeto “O Caminho das Formigas”, desenvolvido com estudantes do 1º e 2º anos e a professora Andréia Luisa Siebeneichler, da Escola Dom Pedro II, de Linha Hansel, também de zona rural, relatou a prática pedagógica desenvolvida no Projeto sobre poço artesiano, com estudantes do 5º ano.

“Foram duas noites de muitas aprendizagens, com relatos de práticas pedagógicas interdisciplinares que trouxeram muita empolgação aos futuros professores, noites que ofereceram uma experiência ímpar e contribuíram para qualificar as aprendizagens dos estudantes do curso de Pedagogia da Unisc. Os Projetos Pedagógicos apresentados se mostraram ricos em recursos variados, respeitando os conhecimentos locais e expandindo para outros temas que ultrapassaram o território local em uma dinâmica que envolveu os alunos e as comunidades onde ocorreram”, complementam as professoras Luci e Carla Lavínia.

Fotos: Ascom PMVA/Divulgação

whatsapp image 2024 04 12 at 21 01 35 1

WhatsApp Image 2024 04 18 at 15.45.39

WhatsApp Image 2024 04 18 at 15.45.38

 

MENU PRINCIPAL