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Divulgação Unisc

No último dia 31, uma das turmas de 9º ano da escola Educar-se pôde se divertir e aprender sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) jogando o “Caminhos do SUS”. O jogo surgiu a partir do trabalho do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (Grupad). O grupo, que desenvolve diversas ações na comunidade sobre o tema das drogas na adolescência, é coordenado pela professora Edna Linhares Garcia, docente do Departamento de Ciências da Saúde,  do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade  de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

Durante a ação na escola, as alunas de Psicologia e a doutoranda Letiane de Souza Machado, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, que integram o Grupad, apresentaram um material expositivo, a fim de explicar o funcionamento do jogo, como o objetivo, as regras e os modos de jogar. Os estudantes dividiram-se em grupos e contaram com o apoio das aplicadoras para auxiliar nas possíveis dúvidas.

O “Caminhos do SUS” é um jogo analógico e de tabuleiro que, de forma lúdica, requer que o jogador adote um planejamento para percorrer os caminhos da rede, construindo conhecimento quanto aos serviços e ao fluxo de atendimentos. O tabuleiro representa a cidade de Santa Cruz do Sul, com diferentes serviços e dispositivos de cuidado intersetoriais. 

Para jogar, cada participante recebe uma carta missão, em que é exemplificada uma situação cotidiana, como um familiar que deseja parar de fumar, ou um colega com problemas relacionados à saúde mental, ou a suspeita de violência sexual. A partir disso, o jogador percorre diversos serviços de saúde, de educação, a fim de completar a missão. 

Segundo a professora Edna, a experiência com a turma foi exitosa, todos alunos colaboraram e cumpriram as propostas do jogo de forma entusiasmada. “As cartas “desafio”, que fazem parte do jogo, demandaram que os alunos, de forma coletiva, encenassem situações de emergência do cotidiano, como ligar para o número correto dos bombeiros em caso de incêndio. Por meio deste espaço foi possível aproximar os adolescentes aos serviços de saúde e de assistência social do município, visto que a maior parte dos alunos desconhecia esses locais.”

A aplicação na escola Educar-se foi possibilitada pelo contato com a diretora, Cristiane Iserhard Machado, a vice-diretora, Karen da Costa Sippel, a orientadora educacional, Caroline Kipper de Lara e a psicóloga Daniela Roberta Haas. 

O apoio e fomento financeiro para realização do jogo e das aplicações vieram a partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em um edital do PPSUS (2017) e do CNPq, além dos parceiros: UNISC, PPGPS, Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas (Comad), Programa Saúde na Escola (PSE), Secretarias de Educação do Município e do Estado, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas.

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