AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Rodrigo Struck da Rosa , Isabel Grunevald, Adilson Ben da Costa, Patrícia Roveda, Leila Regina de Araujo , Angelo Hoff e Jorge Ribas Moraes

 

A Unisc, por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), fez a entrega do certificado da patente de modelo de utilidade, intitulado Aperfeiçoamento em cadeira para posicionamento de coluna vertebral na hidroterapia. De autoria de Leila Regina de Araujo, egressa do curso de Fisioterapia, da Professora do curso de Fisioterapia, Patricia Oliveira Roveda, do professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Jorge André Ribas Moraes, e dos egressos do curso de Engenharia Mecânica, Rodrigo Struck da Rosa  e Julio Eduardo Forster, o pedido de registro foi protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em outubro de 2014 e concedido em outubro de 2019.  

A cadeira, desenvolvida a partir do trabalho de conclusão de curso de Fisioterapia, conta com regulagens e pode ser utilizada por pessoas dos mais variados biótipos com conforto e segurança. Seu uso proporciona ao fisioterapeuta a possibilidade de desenvover procedimentos de hidroterapia, tais como a realização de manobras no paciente durante a fisioterapia aquática, dentre elas a tração, o alongamento e a massoterapia manual e por turbulência, nas regiões corporais imersas ou não, proporcionando especialmente relaxamento muscular para pessoas não habituadas ao meio aquático.

Segundo a encarregada pelo NITT, Isabel Grunevald, do NITT, "a entrega desse certificado consagra o desenvolvimento de um produto inédito, ainda não existente no mercado mundial, uma vez que a concessão da patente representa o ineditismo da tecnologia", salientou.

 Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1600, bloco 16, no Campus de Santa Cruz do Sul.  

MENU PRINCIPAL