AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

No dia 30 de maio, na sala 4226, do bloco 42, houve a roda de conversa Sono e Qualidade de Vida, mediada pelo cirurgião-dentista, presidente da Associação Brasileira do Sono/RS e mestrando pelo PPGPS, Antonio Rocha, pela nutricionista e docente do curso de Nutrição, Camila Schreiner, pela nutricionista egressa da Unisc, Camila Mai, pela médica e docente do curso de Medicina, Ingrid Santanna, e pela farmacêutica egressa da universidade, Priscila Kops Trevisan.

Durante o evento que teve a participação de 58 alunos dos cursos da saúde da Unisc, foi distribuída a cartilha da Semana do Sono de 2019, para iniciar os assuntos da temática do sono. A abordagem das profissionais nutricionistas se deu nos efeitos de alimentação e sua relação ao sono, horário de alimentação e nutrientes mediadores da formação da melatonina para a indução do sono.

A médica relatou a importância do sono no desenvolvimento humano, sua função na atividade cognitiva, dicas de higiene do sono, tempo de sono e hábitos de dormir na infância. Relatou os distúrbios do sono, insônia e ronco / apneia obstrutiva do sono. A farmacêutica contribuiu com as informações farmacológicas na indução ao sono, por medicamentos e esclarecendo a ação de chás naturais no metabolismo. O cirurgião-dentista pode contribuir ao esclarecer o tratamento do distúrbio do sono, chamado de ronco e apneia do sono pelo uso de aparelhos de avanço mandibular. A finalidade deste aparelho é estabilizar a mandíbula mantendo a passagem de ar da hipofaringe desobstruída. Foi relatado o quanto é danosa a respiração bucal no desenvolvimento da face da criança que gera um adulto com dificuldade no hábito adequado da respiração, além de uma criança com aparência cansada e com dificuldade no aprendizado.

Sugira sua divulgação

MENU PRINCIPAL