AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Os meses de março e abril são marcados pelo retorno do estágio curricular  ambulatorial em Fisioterapia Aquática e do projeto de extensão Oficinas de Saúde na Hidroterapia, na Clínica FisioUnisc. O projeto de extensão, que é direcionado para quem tem alterações na coluna vertebral, está com inscrições abertas.

Respeitando os protocolos de biossegurança, nas manhãs de terças e quartas-feiras, a comunidade, de diferentes  faixas etárias, é atendida por estagiários e orientada por professores do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Diversos são os benefícios proporcionados pelo meio aquático aquecido e pelo programa de condutas planejado pela equipe. 

A primeira usuária a reiniciar, foi a menina Estefani Vieira que já havia realizado tratamento. A avó da jovem, Ereci Gonçalves Padilha comentou que, neste período, as sessões aquáticas fizeram muita falta. A neta voltou a sentir dores pelo corpo devido ao diagnóstico reumatológico. 

A paciente de Vera Cruz, Cristiane da Silva Kessler, diagnosticada com Mal de Parkinson, nunca havia realizado terapia na FisioUnisc. “Foi muito bom o relaxamento, permitiu que eu me movimentasse e dormisse melhor. Me senti emocionalmente acolhida no atendimento, além de ficar feliz por conseguir realizar exercícios que no solo não consigo. Até superei o medo da água". 

Para Maria Eduarda Lara, estagiária do nono semestre, é muito gratificante e estimulante ter este retorno dos pacientes, como a Cristiane, e saber que, já na primeira sessão, obteve este resultado com melhora na qualidade de vida. 

A coordenadora dos estágios, Paula Biachetti, reforça que a Unisc reabre essa oportunidade com todos os cuidados sanitários necessários. “Estamos muito felizes com o retorno dos atendimentos da fisioterapia aquática, recurso esse tão importante para a reabilitação de pacientes com diferentes diagnósticos.”

 

Oficinas

Além do estágio, as atividades coletivas das Oficinas de Saúde na Hidroterapia, projeto que existe há 14 anos, também retornaram, com grupos nas terças-feiras à tarde e quintas-feiras no final da manhã. 

A professora Patrícia Roveda, responsável pelo estágio e projeto há mais de duas décadas, expressa a alegria com a retomada, pois além de ser uma experiência diferenciada na formação em saúde, também assiste a comunidade de um modo significativo. “Uma vez que além de todos benefícios físicos e fisiológicos da imersão, o bem-estar e o estar junto às pessoas, especialmente, após este período todo de isolamento, têm mostrado o quão importante são estas atividades.”

Segundo a professora, o projeto de extensão está com vagas abertas para quem tem interesse em participar. É preciso fazer uma avaliação prévia na FisioUnisc e o atendimento é direcionado para quem tem alterações na coluna vertebral. O serviço tem um custo mensal e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7538.

 

MENU PRINCIPAL