Trabalho será apresentado nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, durante a II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia
Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, durante a programação da II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, ocorre de forma remota a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. A atividade faz parte da II Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, através da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.
Um dos trabalhos selecionados é de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado (PPGDR), Vanessa Costa de Oliveira, intitulado A configuração da forma cultural do jornalismo independente nos territórios latino-americanos. Orientada pela professora Ângela Cristina Trevisan Felippi, a tese tem como objetivos compreender o desenvolvimento dos territórios latino-americanos, especialmente a partir das indústrias culturais/midiática, analisar de que maneira as condições de produção jornalísticas, dentro das organizações de jornalismo independente, moldam a forma cultural desse jornalismo, identificar na produção e no conteúdo do jornalismo independente a sua forma e investigar como se dá o consumo dessa produção do jornalismo independente, tendo em vista as características dessas organizações e particularidades dos territórios latino-americanos analisados.
Para tanto, delimitou-se oito organizações de jornalismo independente distribuídas pelos territórios latino-americanos: Agência Pública (Brasil), Animal Político (México), Chequeado (Argentina), Contra Corriente (Honduras), GK.city (Equador), La Silla Vacía (Colômbia), Nómada (Guatemala) e Sudestada (Uruguai). A tese está estruturada de maneira a explorar, descrever e analisar cinco momentos do circuito da cultura: culturas vividas/territórios, condições de produção, produção, produto e consumo.
Constatou-se que o espaço-tempo-vivido dos territórios latino-americanos vai formatando uma forma do jornalismo independente nessa região, de maneira que esse jornalismo vai se configurando como um modelo endógeno, conectado com a realidade desses territórios. Identificou-se que, ao acionar tanto uma matriz racional-iluminista quanto uma matriz popular, o jornalismo independente se constitui, na América Latina, enquanto uma forma cultural híbrida, entre o jornalismo tradicional e o alternativo, valendo-se de elementos arcaicos e residuais para a constituição de uma forma emergente.
Para a doutoranda, o jornalismo independente, portanto, é uma forma de interseção entre essas matrizes culturais, principalmente em um contexto de capitalismo neoliberal, com uma flexibilização dos processos produtivos, tendo aspectos próprios do pós-fordismo. “Essa flexibilização está conectada com um tempo histórico dos territórios latino-americanos, sendo a resposta desse jornalismo atuar para responder a certas demandas que são típicas ou próprias desses territórios”, ressaltou Vanessa Costa de Oliveira.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado (PPGDR) está com inscrições para a turma de 2022. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em: unisc.br/mestradoedoutorado