AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

img style="float: left;" src="/images/noticias/2020/02/hospital.jpg" alt="" width="100%" />

Uma das obras que vai marcar a história de Santa Cruz do Sul em relação aos cuidados com a saúde animal está em ritmo intenso às margens da RSC 287, em Pinheiral. O Hospital Veterinário, uma parceria entre Município de Santa Cruz e Unisc, já está tomando forma.

Nesta sexta-feira, 21, o prefeito Telmo Kirst, acompanhado de vários secretários, e a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, juntamente com integrantes da Reitoria, estiveram no local para averiguar o andamento da obra.
Com previsão para estar concluído ainda no primeiro semestre, o complexo de saúde, que vai receber animais de pequeno e grande porte, já está em estágio avançado quanto às adaptações internas e externas.

De acordo com a empresa Gomes Engenharia Ltda, responsável pela obra, no segundo andar do prédio as instalações estão bem adiantadas, com o piso de cerâmica já colocado, esquadrias e aberturas. Nesse andar ficarão instalados os laboratórios de análises clínicas, três salas de aula para os acadêmicos, um auditório para até 90 pessoas, estoque de farmácia, cozinha, sanitários e uma área de convivência.

Já no primeiro piso, onde ficarão os setores de atendimento e salas de raio X e ultrassom, bem como o ambulatório e sala de cirurgia acadêmica, as estruturas também estão adaptadas, restando ainda as instalações para a tubulação de água. A estrutura para o elevador também está concluída.

Nos fundos do complexo, onde houve ampliação de 300 metros quadrados para receber animais de grande porte, e um espaço para rejeitos, as construções estão praticamente finalizadas. Conforme a empresa responsável, ainda restam a colocação de novos portões, cercamento, iluminação do pátio e estacionamento.

De acordo com a Unisc, os equipamentos e os móveis para o Hospital Veterinário já foram adquiridos pela instituição. Para que a obra saísse do papel, por meio de um termo de colaboração, firmado em maio do ano passado com a Unisc, a Prefeitura repassou R$ 1 milhão.  “Estamos bastante satisfeitos com a evolução da obra. A intenção é que os alunos já entrem para atuar no hospital no primeiro semestre deste ano para as primeiras práticas de ensino”, destacou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Como contrapartida aos investimentos feitos pelo Município, a universidade oferecerá todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além de adquirir o mobiliário, os equipamentos e os insumos necessários. O hospital disponibilizará, assim que entrar em funcionamento, uma série de procedimentos que serão usufruídos pela Prefeitura, Ongs, protetores independentes e pessoas de baixa renda. Estão previstos no termo de colaboração, consultas, atendimento para ferimentos leves e graves, tratamentos básicos como aplicação de vermicidas, vacinas, esterilização, alojamento, captura e transporte, exames de imagem e de análises clínicas, internações e cirurgias de alta complexidade em animais de pequeno e grande portes.

 

 

MENU PRINCIPAL