AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foto: Divulgação

 

 

A A4 Agência Experimental de Comunicação Social da Unisc e a Secretaria Municipal de Educação (SEE) lançaram a 2ª edição do concurso Minha história dá um filme. O evento de lançamento ocorreu no dia 24 de maio, no auditório da SEE, e reuniu professores da rede municipal e organizadores.

Assim como em 2018, estudantes do 8º e 9º anos das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal participam do projeto por meio de uma produção textual. Nesta edição, o tema é Histórias de vida: memórias do lugar onde eu vivo. Uma comissão julgadora elegerá os três melhores textos, mas apenas um será adaptado para mídia audiovisual. No ano passado, a redação do aluno da EMEF Cardeal Leme, Kauã Eduardo Farias, foi a vencedora, e o curta-metragem Saudade comoveu quem teve a oportunidade de assisti-lo.

Para o professor do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc, Diego Weigelt, a experiência da 1ª edição ficará na memória. “Foi emocionante contar a história do Kauã, todos se envolveram muito, até os atores se emocionaram ao longo das gravações. O projeto é gratificante porque, através da escrita, os alunos conseguem expor coisas íntimas da sua realidade, das suas vivências, e nós, da Comunicação, temos o papel de ouvir as pessoas e de contar essas histórias”, disse.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, o sucesso alcançado no primeiro ano da iniciativa permitiu aos organizadores projetar voos mais altos em 2019. “A novidade é que o curta-metragem da história vencedora será exibido este ano no Festival de Cinema de Santa Cruz”, comemorou. O filme será visto pelo público no encerramento do primeiro dia do evento, no Auditório Central da Unisc, após a exibição dos curtas gaúchos.

 

Participação

As inscrições para o concurso Minha história dá um filme são gratuitas e ocorrerão junto com a entrega dos textos, no período de 12 a 16 de agosto. A narrativa deverá ter de uma a três páginas, no gênero textual Memórias. Poderão participar do concurso até cinco textos por escola e a seleção será feita pela própria instituição.

Os critérios para elaboração dos textos são: adequação ao tema proposto; originalidade e criatividade; coesão; clareza e concisão na exposição; e ineditismo. O julgamento final será realizado por uma comissão de bolsistas do Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual da A4. O vencedor terá sua produção transformada em conteúdo audiovisual.

MENU PRINCIPAL