“Destemidos” conta a história da Dália Alimentos. Evento na Universidade teve oficina com o autor e integra um dos quatro eventos de lançamento
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Assessoria de Relações Interinstitucionais, sediou nessa quinta-feira, 5, o lançamento da segunda edição do livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”. A obra, que agora ganha a segunda edição, conta a história da Dália até o ano de 2022 e também remonta à imigração italiana e alemã para o Brasil, além de abordar a história e os conceitos do cooperativismo.
Na parte da tarde, o escritor Charles Tonet recebeu professores e estudantes da região em uma oficina intitulada “O livro como ferramenta de divulgação do cooperativismo - passado, presente e futuro”. “O objetivo do nosso encontro aqui hoje é muito mais do que falar sobre esse livro, porque está contribuindo para você ter acesso, para você poder ler ele, e entender como ele foi feito, como foi construído, como é que se constrói uma biografia corporativa, ou como é que se conta uma história de vida de uma pessoa, de uma empresa, que são muito parecidas. Entender as estruturas que tem por trás dessas narrativas, e as técnicas. Destemidos, tem uma promessa de tom mental no livro. É um livro sobre coragem e superação de desafios”, fala Charles.
Já na parte da noite, ocorreu o lançamento oficial da segunda edição da obra no Vale do Rio Pardo. A atividade reuniu o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; o presidente executivo da Cooperativa Dália, Carlos Alberto Figueiredo Freitas; e o presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini.
“Nós vivemos em localidades em que o cooperativismo é muito forte. Nós temos o exemplo das universidades comunitárias, todas elas nasceram no berço da sociedade, a sociedade organizada querendo melhorar as condições de vida, de estudo. E muitas vezes nós não nos damos conta da riqueza, da grandeza dessa cultura, principalmente, da colonização alemã, italiana e outros que vieram da Europa, que é a nossa origem. Temos uma fortaleza aqui nos nossos Estados, porque o próprio nome diz, o cooperativismo é cooperar. Parabéns a todos vocês, Charles, parabéns pelo seu trabalho, parabéns pela escolha do nome, parabéns pelo texto e pelas imagens, que realmente ficaram muito boas”, ressalta o reitor da Unisc.
Já Carlos Alberto Figueiredo Freitas agradeceu ao reitor por ceder o espaço e pela oportunidade de apresentar o trabalho da Dália. “São pessoas que há 77 anos atrás tiveram a coragem de implementar, de construir, de levar esperança. De associados que resolveram, através da sua força, da sua sabedoria, crer em serem donos do seu próprio negócio, através do sistema cooperativo.”
Após, Gilberto Antônio Piccinini falou sobre as chuvas que devastaram o Estado no mês de maio, atingindo fortemente o Vale do Taquari, local em que a Dália está inserida. “Nós tivemos, mais uma vez, fazer valer essa palavra forte que é Destemidos. Nós estamos sendo destemidos durante todo o dia, enfrentando desafios que só os destemidos, que os nossos avós, nossos antepassados deixaram como um legado na cooperativa. São histórias muito ricas de sacrifício, de conquistas, de realizações, de exemplos, de formação de pessoas, de famílias que se criaram em torno do projeto, de profissionais que estão no Brasil a fora hoje, mas tiveram um berço da sua formação, da busca do conhecimento, na formação de lideranças. Então, através desse momento fantástico que nós temos aqui com vocês, como é bom estar em uma universidade compartilhando esse estudo. Charles fez uma pesquisa fantástica em mais de 100 municípios para chegar a essa obra que todos vocês vão levar para casa."
O projeto, custeado por recursos do governo federal, por intermédio da Lei Rouanet, será lançado em quatro eventos: recentemente na Univates, em Lajeado; na Unisc, nessa quinta; e na próxima semana na UCS, em Caxias do Sul; além de um evento na Assembleia Legislativa no mês de outubro. O livro, inicialmente, foi produzido em comemoração aos 70 anos e foi escrito por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Serra Gaúcha.
Fotos: Bruna Lovato e Carolina Appel/Unisc
Charles com Gilberto Antônio Piccinini e Carlos Alberto Figueiredo Freitas
Reitor Rafael Frederico Henn
Exposição no Memorial da Unisc segue até dia 8
Oficina ocorreu na parte da tarde