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Processo Seletivo

Aditamento do FIES 2018/2 – Instruções aos estudantes

Os alunos que possuem financiamento FIES e necessitam realizar o aditamento de 2018/2 devem acessar o site sisfiesaluno.mec.gov.br até 30/09/2018 para realizar a validação dos valores. Após a confirmação, alunos vinculados ao campi Santa Cruz do Sul devem comparecer à Central de Atendimento, na sala 513 do bloco 5, e os alunos vinculados aos campi fora de sede devem procurar a sua respectiva Secretaria para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).

Prazos para a realização dos aditamentos: Até 30/09/2018

Horários para a realização dos aditamentos: (CAMPUS SANTA CRUZ DO SUL) Das 8h às 21h

 ATENÇÃO:

  • Não será possível realizar ajustes de matrícula após a CONFIRMAÇÃO do aditamento. Portanto, os alunos com necessidades de inclusão/exclusão de disciplinas, devem procurar a Central de Atendimento ou a secretaria de seu respectivo campi antes da realização do aditamento.
  • Se o aluno não realizar o aditamento dentro do prazo estabelecido, o FIES será cancelado e os valores não financiados serão cobrados em uma única parcela. 
  • Sempre que possível, os estudantes devem antecipar seus aditamentos, desde que não haja nenhum ajuste pendente e observados os prazos e condições estabelecidos em regulamento.

Os alunos com necessidade de transferênciadilatação do prazo de utilização ou suspensão devem realizar seus aditamentos o quanto antes, observados os prazos e condições estabelecidos no regulamento do Programa. 

 

Como funcionam os aditamentos:

Os aditamentos do FIES são solicitados pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA do FIES e correspondem a uma renovação semestral, que ocorre conforme as seguintes etapas:

1) Solicitação pela CPSA via sistema do FIES;

2) Validação pelo estudante em sisfiesaluno.mec.gov.br, com seu CPF, senha (cadastrada no momento da inscrição) e código recebido via SMS; (NESTA ETAPA O ALUNO DEVERÁ CONFERIR OS VALORES ANTES DE VALIDAR. SE INCORRETOS, REJEITAR E PROCURAR A CENTRAL DE ATENDIMENTO OU A SECRETARIA DE SEU RESPECTIVO CAMPI);

3) Finalização pela CPSA, com emissão do Documento de Regularidade de Matrícula - DRM.

4) Retirada do DRM pelo estudante na Central de Atendimento ou na Secretaria de seu respectivo campi, dois dias úteis após a validação do aditamento no site.

As etapas 1, 2 e 3 podem ser feitas sem a presença do aluno na Universidade. No momento da validação (etapa 2), o sistema do FIES informará se o aditamento é do tipo simplificado ou não simplificado.

Para a realização da etapa 4, o estudante deve comparecer à Central de Atendimento ou à Secretaria do respectivo campi. Nesse momento será entregue o DRM. No caso de aditamento simplificado, o procedimento encerra-se com a emissão do DRM. Quando ocorre o aditamento não simplificado, o estudante recebe um prazo para comparecimento ao banco, acompanhado de seus fiadores e com a documentação atualizada, para a finalização do aditamento.

 

ADITAMENTOS DE TRANSFERÊNCIA

Os aditamentos de transferência de curso devem ocorrer após a realização da transferência acadêmica junto à Central de Atendimento ou na Secretaria de seu respectivo campi e antes do aditamento de renovação, observado o prazo final para cada semestre, conforme regulamento. 

ADITAMENTOS DE DILATAÇÃO DE PRAZO DE UTILIZAÇÃO

Os aditamentos de dilatação de prazo de utilização devem ser realizados até o último dia do mês de março, para o primeiro semestre do ano, e até o último dia do mês de setembro, para o segundo semestre do ano, observadas as demais regras vigentes. 

ADITAMENTOS DE SUSPENSÃO

Os aditamentos de suspensão devem ser realizados até o último dia do mês de março, para o primeiro semestre do ano, e até o último dia do mês de outubro, para o segundo semestre do ano, devendo ser observadas as demais condições estabelecidas em regulamento.

 

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