Cultura

Leandro Schaefer graduou-se em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se em regência orquestral na Europa. Em São Petersburgo, na Rússia, ficou entre os 8 regentes aprovados em seleção internacional de performance para ter aulas com o maestro Alexander Polyanichko, no Saint Petersburg Chamber Philharmonic International Masterclass, tendo recebido prêmio de distinção e performance no curso. Em Berlim, na Alemanha, estudou com  maestro Roberto Paternostro, no International Masterclasses Berlin. Em Paris, na França, no London Conducting Workshop, recebeu orientação dos maestros Neil Thomson e John Farrer. No Brasil, por cinco anos consecutivos, estudou com o maestro Isaac Karabtchevsky na Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) e também teve aulas com o Maestro Fabio Mechetti, no V Laboratório de Regência Orquestral da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

No exterior, Schaefer teve a oportunidade de reger músicos da Orquestra de Paris, além de reger a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, na Rússia, e a Berlin Sinfonietta, na Alemanha. No Brasil, regeu a Orquestra Sinfônica de Recife; Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em concerto série Oficial, Didáticos e Natalinos; Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul; Orquestra da Universidade de Santa Cruz do Sul; Orquestra Jovem do Programa de Inclusão Social de Esteio e Orquestra Jovem de Santa Cruz do Sul.

Destaca-se também o fato de que Schaefer foi regente fundador da Orquestra Jovem de Santa Cruz do Sul, em 2002, e da Orquestra da Unisc, em 2005. Aos 30 anos de idade,  regeu a OSPA, sendo um dos mais jovens maestros a regê-la.

Na área coral teve atividade intensa no Rio Grande do Sul como regente do Coral Municipal de Sobradinho, Coral Municipal de Santa Cruz do Sul, Coral da Vila Assunção e Coral da Amizade, sendo os dois últimos em Porto Alegre.

Como docente em música, ministrou cursos de Regência Coral e Orquestral, Arranjos Musicais, Prática de Canto em Conjunto, Teoria e Percepção Musical, todos na Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Desde 2005, Schaefer atua como Maestro e Diretor Artístico da Orquestra da Unisc onde também é Professor-Coordenador da Escola de Música e Maestro do Coro da Unisc. Desde 2012, também é Maestro no Município de Cachoeirinha, onde orienta oficinas de instrumentos musicais e Prática de Orquestra.

MENU PRINCIPAL