Pesquisa

Linhas de Pesquisa Institucionais


Linha de Pesquisa


Definição

Aprendizagem, tecnologias e linguagens na educação Estudos da aprendizagem, das tecnologias e linguagens no campo da educação. Transformações e repercussões da leitura-escrita, da experiência poética e da complexidade do par autonomia rede na construção do conhecimento/sujeito. A aprendizagem como processo vital. Educação, imaginação, tecnologias e sentidos na invenção de si e do mundo: inseparabilidade do conhecer e do viver.
Arquitetura e habilidade Estudos voltados à qualificação dos espaços arquitetônicos e edificações em relação às necessidades específicas de seus usuários tais como ergonomia, acessibilidade, conforto ambiental, sustentabilidade, técnicas-construtivas e organização fisco funcional.
Biodinâmica humana Aborda o contexto da atenção à saúde do indivíduo de populações, compreendendo métodos de avaliação clínica, marcadores genéticos, nutricionais, bioquímicos e atividade física. Estuda a atenção a agravos hipocinéticos, crônico-degenerativos e a reabilitação, visando à promoção da saúde.
Biodiversidade vegetal, animal, de fungos e de microorganismos Estudo sobre a biodiversidade de plantas, animais, fungos, microorganismos incluindo estudos morfológicos, anatômicos, taxonômicos, de sistema e ecologia.
Biologia celular, molecular e biotecnologia Estudo e análise de microorganismos e suas interações com o ser humano e o meio ambiente. Melhoramento genético de microorganismos de interesse industrial e na área médica e estudo da variabilidade normal e patológica do genoma humano.
Ciência e Tecnologia de Alimentos Desenvolve tecnologias para produção, conservação e aplicação na indústria de alimentos e acompanha o controle de qualidade de matérias primas e alimentos processados.
Ciência e Tecnologia de Materiais Estuda os processos de produção, controle de qualidade, desenvolvimento de tecnologias envolvendo materiais e reciclagem de plásticos, bem como os processos de produção, o desenvolvimento de novos produtos e novos materiais e seus compostos, visando o controle de qualidade e o desenvolvimento de novas metodologias.
Constitucionalismo Contemporâneo Busca compreender o fenômeno constitucional em seu aspecto de consolidação jurídica de garantias próprias de uma sociedade automativa complexa, em razão da pluralidade normativa que lhe é própria.
Construção de conhecimento Promoção de pesquisa e construção do conhecimento no paradigma da auto-organização e inseparabilidade conhecer/ser.
Desenvolvimento e Integração Regional Análise dos diferentes processos econômicos e organizacionais da integração regional, manifestos nos diferentes sistemas regionais de produção e inovação, tais como as redes regionais, os consórcios regionais de prestação de serviços, os sistemas regionais de educação, as redes de cidades e/ou aglomerados urbanos, as economias de aglomeração, enfim, os diferentes arranjos regionais de produção e inovação, determinantes das diferentes dinâmicas de organização social do desenvolvimento regional.
Desenvolvimento Sustentável, Rural e Agrobusines Estuda os complexos agroindustriais, análise e proposição de processos de desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento, Ordenamento territorial e Meio Ambiente Abordagem dos processos de ordenamento territorial na promoção do desenvolvimento regional, análise dos arranjos territoriais.
Direitos Humanos Abordagem de temas que envolvam o Estado, o Direito, os Direitos Humanos e Fundamentais, e a Democracia na perspectiva global.
Educação, trabalho e emancipação Estudos sobre as relações entre trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana e suas interfaces sociológicas e filosóficas, envolvendo o domínio da filosofia da ação e do conhecimento, bem como da história da ética e do pensamento utópico.
Educação ameríndia, princípio biocêntrico e movimento sociais Estudos da aprendizagem constituída com as linguagens e práticas culturais dos movimentos sociais, grupos, organizações cooperativas e comunitárias, que contemplem a perspectiva de uma educação biocêntrica que cultiva a formação de vínculos no processo de conhecimento tendo a vida como referência central.
Educação, cultura e produção de sujeitos Estudos sobre a cultura e produção de sujeitos, a partir da problemetização referentes à identidade diferença, relações de saber-poder e estratégias biopolíticas no campo da educação, contemplando, em uma perspectiva interdisciplinar, temáticas relativas à saúde, assistência social, relações étnico raciais, relações de gênero e sexualidade, infância, inclusão, espacialidades, currículo, políticas públicas e formação de professores.
Ensino, educação e formação de professores Promoção e estudo do professor em seu contexto de trabalho e a trajetória profissional.
Engenharia Elétrica Estudos e pesquisas voltados às áreas de abrangência da engenharia elétrica visando a criação, a otimização e o desenvolvimento tecnológico de produtos, sistemas e processos nos campos: da automação de sistemas elétricos; da automação predial, residencial e industrial; da medição e monitoramento de sistemas elétricos; do gerenciamento, condicionamento e qualidade da energia elétrica; da eficiência energética; da iluminação elétrica; das máquinas elétricas, acionamentos e comandos; das instalações elétricas; da proteção contra descargas atmosféricas; da geração eólica e fotovoltaica de energia elétrica; da eletrônica; da microeletrônica; da eletrônica de potência; da manutenção industrial elétrica e da eletrotécnica.
Epistemologia lógica e cognição Investigação da lógica clássica e não-clássica, polivalente e institucionalista, as ciências cognitivas e a filosofia da mente.
Estado, Instituições e Democracia. Enfoca o estudo das capacidades institucionais em seus vários níveis, de tomar iniciativa, mediar e regular os processos de gestão do território. Analisa conflitos, tensões e produção de consensos entre poder público e agentes sociais.
Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador Aborda o contexto sociocultural de vida do indivíduo e de populações, onde se dão as relações humanas e se estabelecem as situações de risco e vulnerabilidade. Inclui sob a ótica de aspectos epidemiológicos e de educação em saúde, a nutrição, a saúde mental, a atividade física e o lazer, em especial, no âmbito da família, da escola, do trabalho, visando a promoção da saúde.
Estrutura e Dinâmica Organizacional Desenvolve estudos relacionados à estrutura, à dinâmica organizacional e dos elementos internos e externos das organizações, atinentes aos seus objetivos, metas e indicadores de avaliação.
Genética humana Estudo de polimorfismos relacionados a doenças crônico-degenerativas e avaliação de genotoxicidade. Estudo da variabilidade normal e patológica do genoma humano.
Gerontologia social Pesquisas sobre o envelhecimento tanto na área de saúde física quanto mental e social. Promoção de estudo e discussão do lugar que ocupam os indivíduos da terceira idade na sociedade contemporânea. Relação das políticas públicas e as iniciativas sociais para este setor e as diversas formas de construção e representação da terceira idade como identidade.
Gestão Estratégica de Marketing Contempla estudos sobre o comportamento do consumidor, métodos de análise e a formulação de políticas e o desenvolvimento da estratégia e a gestão de marketing nas organizações em suas diversas perspectivas. As principais áreas temáticas são: gestão de marketing, comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing eletrônico.
Gestão Estratégica de Operações e Relações Inter organizacionais Está fundamentada em estudos de investigação científica que buscam o estabelecimento de uma interface entre todas as áreas funcionais das organizações de forma integrativa. As principais áreas temáticas desta linha de pesquisa são: gestão estratégica, gestão de operações, logística e cadeia de suprimentos, estratégias tecnológicas, gestão da inovação e aglomerações produtivas.
História, cultura e sociedade Investigação da história nas suas dimensões social, cultural, política e econômica.
Instrumentação, Sistemas de Medição e Tratamento de Dados Atua no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de medição e avaliação de processos industriais, visando o controle de qualidade de matéria-prima, do processo produtivo e produto final. Essa linha aplica tecnologias de instrumentação inteligente, controle estatístico de processos, processamento de sinais, sensoriamento, inteligência artificial e análise multivariada de dados em problemas reais. Neste cenário o grupo investiga tanto aspectos básicos das técnicas e métodos acima descritos quanto aspectos da sua aplicação e implementação em sistemas que tenham como requisito a manutenção de sua funcionalidade com níveis de qualidade pré-estabelecidos.
Limnologia Estudo de monitoramento biológico (físico, químico e biológico), bioindicadores, ecotoxicologia, controle biológico e tecnologias de prevenção e remediação da poluição.
Linguagens, infância e educação Estudo das linguagens na educação da infância como ação narrativa que adere corpo, experiência e mundo.
Modos de subjetivação na contemporaneidade Estudo das formas de produção de subjetividade no contemporâneo. Discute como os modos de ser, sentir, agir e estar no mundo são constituídos pela cultura, buscando romper as dicotomias entre biológico e cultural, individual e social
Monitoramento, simulação e otimização de sistemas e processos Visa o desenvolvimento de tecnologias para otimizar sistemas e processos industriais. A aplicação e combinação de diferentes métodos pode ser empregada na redução dos custos de produção, economia de matéria prima, melhor utilização de recursos ambientais e satisfação do cliente. Na implementação destas tecnologias são utilizados conhecimentos de gestão de processos, gestão do conhecimento, inteligência artificial, sistemas computacionais embarcados e algoritmos de otimização. Neste cenário o grupo investiga tanto aspectos básicos das técnicas e métodos acima descritos quanto aspectos da sua aplicação e implementação na otimização de sistemas e processos para a sustentabilidade organizacional.
Novas metodologias e sistemas de inteligência artificial no apoio do processo de ensino aprendizado Desenvolvimento de sistemas de ensino-aprendizagem que utilizem técnicas de inteligência artificial, estudo e análise de estilos cognitivos relacionados ao processo de raciocínio humano e automatização para um sistema tutor inteligente.
Novas técnicas, metodologias e materiais aplicados à saúde Estudo de novas técnicas, tecnologias, materiais, metodologias visando ao aperfeiçoamento na assistência ao indivíduo e à coletividade e/ou inovações em diagnósticos e tratamentos de saúde.
Oleoquímica Envolve estudos sobre extração e caracterização quali-quantitativa de óleos vegetais essenciais e não-essenciais. Estudo de processos de biotransformação de óleos vegetais.
Organizações, Mercado e Desenvolvimento Dedica-se à análise da atividade produtiva regional com destaque para agentes e organizações sociais e econômicas, formas de cooperação e conflitos, configurados em distintos modos de organização da produção e do mercado.
Patrimônio Cultural Estudos que envolve os bens de natureza material e imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro, especialmente os modos de criar, fazer e viver; as obras, os objetos, os documentos e as edificações; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico e arqueológico.
Políticas Públicas de Inclusão social Busca delimitar as condições e possibilidades de gestão dos interesses públicos a partir da construção de políticas de inclusão social e participação política da cidadania.
Práticas clínicas contemporâneas e políticas públicas Estudo das transformações nos processos clínicos e suas ressonâncias no modo de ser e estar no mundo, nas ações clínico-institucionais, sócio culturais e nos processos de saúde-sofrimento. Abarca pesquisas no âmbito da saúde pública, saúde coletiva, saúde mental, saúde do trabalhador e programas de saúde.
Processos Cognitivos e Textualização Estudo da interação entre os processos cognitivos e culturais, em especial os linguísticos, envolvidos na construção de sentidos a partir da leitura.
Processos narrativos, comunicacionais e poéticos. Investigação dos processos de conhecimento e de sentido inerentes à leitura de textos de natureza literária e comunicacional. Contempla o estudo de produções escritas, imagéticas, sonoras e hipertextuais.
Psicologia e desenvolvimento humano Promoção e investigação das transformações biopsicossociais na vida dos sujeitos nos mais variados aspectos do seu desenvolvimento.
Reabilitação em saúde e suas interfaces Avaliação da influência da abordagem interdisciplinar em indivíduos com distúrbios cardiovasculares, respiratórios e/ou metabólicos e a sua inter-relação com os aspectos físico-funcionais, nutricionais, psicológicos e farmacológicos destes indivíduos. Análise das alterações fisiopatológicas que estão envolvidas nos distúrbios cardiovasculares, respiratórios e/ou metabólicos. Estudos do aumento da morbi-mortalidade em decorrência das doenças crônico-degenerativas e sua relação com a elevação da expectativa de vida da população brasileira e mundial.
Reciclagem, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos Organiza ações voltadas para a reciclagem, o tratamento e a disposição de resíduos sólidos.
Redes e Organização Territorial Análise e compreensão da dinâmica de constituição e funcionamento das redes técnicas e redes de empresas e sua relação com a organização do território; aprofundar a reflexão teórica e metodológica sobre o uso do conceito de rede na análise espacial e na organização da gestão territorial.
Robótica aplicada à Educação Desenvolve protótipos funcionais de robôs aplicados ao ensino e à pesquisa.
Saúde Coletiva Estudo de aspectos, além dos tratados pelas ciências naturais, envolvidos na configuração dos padrões coletivos de morbi-mortalidade e das formas sociais de organização e cuidados em saúde.
Sistemas de computação Implementação de sistemas computacionais para o suporte ao desenvolvimento e desempenho dos sistemas de computação.
Sistemas embarcados e Microeletrônica Desenvolve trabalhos com computação reconfigurável, configuração de dados, microeletrônica e sistemas embarcados.
Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional Aborda os processos sociais, culturais e políticos do desenvolvimento regional, articulando seus objetos em torno da configuração dos espaços público e privado, com ênfase nas políticas públicas, bem como nas formas de capital cultural e social.
Tecnologias de prevenção e remediação da poluição Envolve os princípios de desenvolvimento sustentável, tecnologias limpas e ecologia dos setores produtivos, ocupando-se de etapas de prevenção e remediação com menor uso de energia e insumos.
Território, Planejamento e Sustentabilidade Abrange um conjunto de temas relacionados à compreensão da dinâmica territorial, considerando as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socio espaciais, a diversidade histórico-cultural do território, as estratégias e os instrumentos de gestão e de planejamento territorial, nas distintas dimensões de sustentabilidade envolvidas.
Texto, subjetividade e memória Articulação da leitura e processos cognitivos, relacionando-a com a subjetividade e a memória, através dos vínculos com o auto conhecimento, o imaginário, a emoção e os resgates de leitura.
Vigilância em Saúde Aborda o contexto da vigilância, epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador, capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde dos indivíduos e das populações e intervir nos problemas sanitários, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços, visando à promoção da saúde.
Zoologia Estudo sobre Biologia, Ecologia e Biodiversidade.

 

Documento aprovado em Reunião do CONPPEX de 02/10/2014.

MENU PRINCIPAL