AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Cultura

Fábio Leonardo Venturella Pereira

Fábio Leonardo Venturella Pereira, natural de Esteio (RS), estuda música desde 2008. Iniciou seus estudos na Escola Vitorina Fabre, com o professor Alessando Volcan.

Cursou Teoria e Percepção Musical na UFRGS e atualmente estuda violoncelo da Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS. Participou dos Encontros de Cellos de 2009/2010/2011, em Porto Alegre.

Fez masterclass com Núria Montolaña, com Jeffrey Lastrapes. Atualmente é violoncelista na Orquestra de Câmara da Unisc.

 

Jairo Vilmar Padilha

Jairo Vilmar Padilha, natural de Santa Cruz do Sul - RS, é multiinstrumentista. Iniciou seus estudos musicais na adolescência. É violoncelista, pianista, violonista e acordeonista.

Tem longa trajetória como professor de música. Em 2002 concluiu o curso Técnico em Música na área das Artes, na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, Montenegro - RS. Participou de diversos festivais e cursos de aperfeiçoamento em música, tendo aulas com professores renomeados, onde destacam-se: Pietro Massa (Itália); Felipe Avellar de Aquino(Brasil); Phil DeGreg(EUA).

No ano de 2006, passou a estudar com mais ênfase o violoncelo, tendo recebido o convite para tocar na Orquestra da Unisc e em vários grupos de música de câmara. Mantêm forte atuação musical com grupos e artistas de música popular. Atualmente é professor da Escola de Música da Escola da Unisc e violoncelista da Orquestra de Câmara da Unisc.

 

Simone Cristina Mohr

Nascida em Santa Cruz do Sul, iniciou os estudos de violoncelo em 1995, com Edgar Hardt. Pouco depois, passou a estudar no Instituto de Educação Ivoti, com Monia Kothe e integrou a orquestra de câmara, sob regência de Luiz Bencke. Estudou na Fundação Municipal de Artes de Montenegro/ FUNDARTE, com os professores Milene Aliverte, Milton Bock e Fábio Chagas. Ao final daquele ano, aos 16 anos, foi convidada a lecionar violoncelo nesta instituição, convite que foi recusado devido aos estudos do ensino médio em Santa Cruz do Sul. Em 2001, integrou a Orquestra Juvenil da UFRGS. Estudou sob a orientação de Milene Aliverti na Escola de Música Pablo Komlós (Escola de Música da OSPA) em Porto Alegre, em 2001 e 2002. Em 2003, nesta mesma escola, estudou violino com Carlos Aguirre e Mauro Rech. Em 2005, foi aluna de Wenceslau Moreyra e, a seu convite, atuou como professora assistente de violoncelo na mesma escola. Durante estes anos, participou da Orquestra Jovem da OSPA como violinista e violoncelista. Cursou Bacharelado em Violoncelo na Universidade Federal de Santa Maria, na classe da professora Angela Ferrari, tendo integrado o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da Orquestra de Câmara da UFSM. De 2005 à 2014 liderou o naipe dos violoncelos da Orquestra Jovem da Unisc. Participou de diversos masterclasses em festivais de música, com professores renomados, como o violoncelista Berhard Lörcher (Alemanha), Fábio Presgrave (Brasil / EUA), Abel de Moraes e Anatoli Krastev (Bulgária). No 15º Curso Internacional de Música Scala, em Juiz de Fora - MG, teve aulas com Alceu Reis, e foi solista no concerto de encerramento deste Curso, ocorrido no Theatro Central de Juiz de Fora.

Participou de mais de 30 gravações, em diversos estilos musicais, e apresentações com músicos de nível estadual, nacional e internacional. Dentre eles estão Alberto Magnín (Argentina), o grupo Roupa Nova e a banda gaucha Acústicos & Valvulados, tendo seu trabalho divulgado dentro e fora do país. Compôs e gravou trilha sonora para filmes (curta-metragem e documentário) e teatro (musical). Lecionou violino, violoncelo, teoria e percepção musical em diversas escolas de música do estado. Atualmente é violoncelista da Orquestra de Câmara da Unisc e, desde 2006, integra o corpo docente da Escola de Musica da UNISC, um projeto de extensão da Universidade.

MENU PRINCIPAL