Integrantes do clube de serviço estiveram na Unisc para conhecer mais detalhes sobre o Projeto Biodiversidade em Ação
Integrantes do Rotary Club de Pelotas Norte e do Rotary Club de Santa Cruz do Sul estiveram na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para conhecerem pessoalmente detalhes do projeto de pesquisa intitulado “Biodiversidade em Ação: Educando para um Futuro Sustentável no Vale do Rio Pardo, RS, Brasil”. O projeto será executado pelo Grupo de Pesquisa em Limnologia, sob a coordenação do professor da Unisc Eduardo Lobo. Contará com a parceria da ONG Cayana - Vida Silvestre e será financiado pelo Rotary Club de Santa Cruz do Sul.
Na ocasião, o governador do Rotary Club de Pelotas Norte, Sidnei Conrad, e a esposa dele, Ivoneara Braga Conrad, com a presidenta do Rotary Club de Santa Cruz do Sul, Rosângela Mazuco e a coordenadora da Fundação Rotária, Claudete Sulzbacher, foram recebidos pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Adilson Ben da Costa, e pelo coordenador do Grupo de Pesquisa em Limnologia, professor Eduardo Lobo, representando o Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental.
O intuito do projeto é formar uma consciência ambiental crítica da comunidade escolar da região, mobilizando 32 turmas que terão “Dias de Campo”, totalizando 1.260 alunos no período de 12 meses, iniciando ainda este ano. Os jovens aprenderão sobre a importância dos fragmentos florestais na proteção e regulação dos recursos hídricos, com destaque para o Rio Pardinho, bem como em trilhas ecológicas no interior do Cinturão Verde. Envolve desde a observação de aves e mamíferos, até o estudo de plantas e ecossistemas aquáticos, apresentando o potencial de transformar a percepção dos jovens sobre o meio ambiente, mostrando-lhes a interconexão entre todas as formas de vida e a importância de cada uma delas para a saúde do planeta.
Para isto, a Unisc conta com a parceria do Rotary Club de Santa Cruz do Sul. “Mais do que isso, estamos alinhados no interesse de proteger o bem que temos em comum: o meio ambiente, uma vez que o Rotary, nas palavras do governador Sidnei Conrad, está empenhado em apoiar atividades que reforcem a conservação e proteção dos recursos naturais, promovam o desenvolvimento sustentável e fomentem a harmonia entre as comunidades e o meio ambiente”, fala o professor Lobo.
Segundo ele, de fato, a missão do Rotary Internacional é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. “Assim, este projeto é uma grande oportunidade de preparar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a proteção e preservação da nossa herança natural, não apenas proporcionando uma experiência transformadora para os jovens, mas, também, plantando as sementes para um futuro mais sustentável entre a humanidade e a natureza. É um chamado para uma ação coletiva que não pode ser ignorada, pois a sobrevivência de muitas espécies, incluindo a nossa, depende de nossas ações hoje”, reflete o docente.
Ivoneara, Sidnei, Adilson (esquerda), Rosângela, Claudete, Lobo (direita)