A Unisc

Vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da UNISC, o Núcleo de Pesquisa Social – NUPES desenvolve e assessora projetos de pesquisa junto à comunidade acadêmica e instituições públicas e privadas.

Criado em 1993, o NUPES gera dados com rigor científico e metodológico, fornecendo informações seguras para a tomada de decisão empresarial.

Serviços Oferecidos

  • Amostragem: cálculo de amostras e elaboração de planos amostrais;
  • Levantamento de campo: aplicação de questionários através de diversas técnicas (entrevistas pessoais, por telefone, por e-mail, etc);
  • Assessoria na elaboração de questionários, de acordo com os objetivos do cliente, seguindo métodos e técnicas de pesquisa;
  • Digitação dos dados resultantes de pesquisas e criação de bancos de dados em arquivos eletrônicos (formato Excel, BrOffice, SPSS);
  • Apuração e análise estatística dos resultados de pesquisas;
  • Confecção de relatórios descritivos dos resultados;
  • Análise Estatística de dados, incluindo análises multivariadas como Análise de Agrupamentos (segmentação), Análise Fatorial, Regressão Múltipla, etc.

  • Pesquisa Eleitoral
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Pesquisa de Satisfação de Clientes
  • Perfil de Hábitos e Tendências de Consumo
  • Preferência por Marcas e Serviços
  • Audiência e Avaliação de Programas de Rádio e TV
  • Pesquisa de Perfil Socioeconômico
  • Pesquisa de Avaliação de Eventos

Conhecer a realidade social utilizando a metodologia científica é um passo importante para estabelecer planos, programas ou projetos de intervenção nesta realidade. O NUPES pode contribuir com os governos municipais no estabelecimento de políticas públicas na área social, bem como com empresas nas suas ações de responsabilidade social.

As pesquisas eleitorais realizadas pelo NUPES seguem a técnica de amostragem por cotas de sexo, idade e escolaridade. Além disso, as entrevistas são distribuídas geograficamente por setores censitários ou por bairros (na sede do município), e também nos distritos do interior. Esta distribuição é feita de acordo com a população com 16 anos ou mais existente nestes locais. Os dados populacionais são obtidos junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com estes critérios buscamos garantir que a amostra pesquisada tenha um alto grau de representatividade dos eleitores do município, dentro da margem de erro e nível de confiança especificados para a pesquisa, proporcionando resultados mais confiáveis.

Além disso, o NUPES/UNISC está plenamente preparado para atender a todas as exigências da legislação eleitoral, no que diz respeito às pesquisas eleitorais. Sua mantenedora, a APESC – Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, está registrada no Conselho Regional de Estatística da 4ª Região (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) sob o nº 080/2008 e possui em sua equipe estatístico igualmente registrado neste Conselho.

  1. MERCUR S.A. – Pesquisa de satisfação com os clientes finais (pessoas físicas) e revendedores (pessoas jurídicas) para as Unidades Body Care (produtos voltados ao cuidado corporal) e Stationery (Material Escolar).
  1. TÊNIS CLUBE – Pesquisa de satisfação com os associados do Clube e avaliação sobre as possibilidades de melhorias.
  1. REFEIÇÕES AO PONTO – Pesquisas de satisfação com usuários dos restaurantes administrados pela Ao Ponto.
  1. EXCELSIOR ALIMENTOS Pesquisa de opinião com clientes/compradores de produtos do ramo alimentício (frios, defumados e congelados), no Estado do Rio Grande do Sul.
  2. UNIMED VRPT- Levantamento de uso de TI e cadastramento dos consultórios, clínicas médicas e prestadores de serviço credenciados na UNIMED VTRP, na região de atuação da cooperativa.
  3. IMPLANTAÇÃO DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL NO MUNICÍPIO- Pesquisa de opinião para avaliar os potenciais consumidores de serviços e comércio em Santa Cruz do Sul/RS.
  1. AFUBRA – Pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos produtores de fumo nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
  1. SOUZA CRUZ S.A.

- Pesquisa de avaliação de diversos programas com os produtores vinculados à Souza Cruz nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;

- Pesquisa de avaliação sobre os modelos de orientação agrícola utilizados pela empresa;

- Pesquisa sobre a sucessão familiar no meio rural com produtores integrados à empresa.

  1. JTI KANNENBERG 

- Pesquisa de perfil socioeconômico dos produtores vinculados à JTI Kannenberg;

- Análise do consumo de lenha com produtores vinculados à empresa;

- Pesquisas de avaliação de diversos programas desenvolvido com os produtores integrados nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

  1. PHILIP MORRIS

- Pesquisa de clima organizacional;

- Pesquisa de perfil socioeconômico dos produtores vinculados à Philip Morris;

- Pesquisas de avaliação de programa desenvolvido com os produtores, no município de Vera Cruz/RS.

  1. OKTOBERFEST SANTA CRUZ DO SUL - Pesquisas de avaliação do evento e satisfação dos participantes.
  1. FENACHIM – VENÂNCIO AIRES - Pesquisas de avaliação do evento e satisfação dos participantes.
  1. RÁDIO GAZETA  - Pesquisa de audiência e avaliação da programação da Rádio.
  1. ARAUTO - Pesquisa de audiência e avaliação da programação da Rádio.
  1. RVA Rádio Venâncio Aires - Pesquisa de audiência e avaliação da programação da Rádio.
  1. RÁDIO ENCANTO - Pesquisa de audiência e avaliação da programação da Rádio.
  1. PRÊMIO ASSEMP - Pesquisa de opinião com uma amostra representativa da população de Santa Cruz do Sul a respeito das marcas mais lembradas nos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.
  1. PREFERÊNCIA REAL – ROTARY CHIMARRÃO DE VENÂNCIO AIRES  - Pesquisa de opinião com uma amostra representativa da população de Santa Cruz do Sul a respeito das marcas mais lembradas nos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.
  1. PESQUISA DE VITIMIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ESTEIO –

Pesquisa realizada com uma amostra representativa da população do município de Esteio sobre vitimização.

  1. OIT – Organização Internacional do Trabalho

Pesquisa de avaliação do Programa “ Achieving Reduction of Child Labor in Suport of Education (ARISE)”, voltado à erradicação do trabalho infantil por meio de ações educativas, no município de Arroio do Tigre/RS. A pesquisa foi realizada através de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos.

  1. Pesquisas de intenção de voto

O NUPES desenvolve pesquisas eleitorais desde 1996, já tendo realizado mais de 40 pesquisas sobre a intenção de voto, para diferentes contratantes e municípios, além pesquisas sobre comportamento eleitoral em Santa Cruz do Sul.

  1. DAER – RS- Pesquisa de avaliação das rodovias concedidas no Estado do Rio Grande do Sul.
  1. AGERGS – Mensuração do fluxo de veículos usuários das travessias hidroviárias dos rios Taquari e Jacuí, travessia de Triunfo/ São Jerônimo e Taquari/General Câmara.
  1. APESC – Associação Pró Ensino em Santa Cruz do Sul- Pesquisa para dimensionar o impacto socioeconômico da APESC na região de abrangência das suas mantidas. 

Banco de Indicadores Sociais – Região de Abrangência da Sede da UNISC – Santa Cruz do Sul

 

Mapa da análise dos grupos de Santa Cruz do Sul

 

Relatório de Pesquisa

Relatório de Pesquisa
Relatório de Pesquisa

A situação dos jovens no mercado de trabalho de Santa Cruz do Sul (RS) e os desafios da qualificação profissional.

 

Síntese dos dados da Pesquisa

Síntese dos dados da Pesquisa
Síntese dos dados da Pesquisa

As famílias agricultoras que cultivam fumo no Sul do Brasil: um diagnóstico a partir dos fumicultores associados à Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA).

Coordenadora: Prof. Claudia Tirelli, socióloga, Doutora em Sociologia pela UFRGS (2013). Atua como professora e pesquisadora no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional-PPGDR/UNISC. Possui experiência em pesquisas acadêmicas e pesquisas de opinião, desenvolvendo projetos que utilizam tanto metodologias quantitativas como qualitativas.

Analista: Carmem Regina Menezes Moraes, Analista no NUPES desde 1994. Possui Especialização em Estatística Aplicada e em Gestão Universitária. Realizou Curso de Metodologia Qualitativa – Grupos Focais e Programa de Aperfeiçoamento Profissional. Conta com experiência de mais de 20 anos em coordenação de pesquisas de campo, já tendo atuado nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Estatístico: Renato Michel – Estatístico, formado pela UFRGS em 1996. Possui Mestrado em Engenharia de Produção, na área de Qualidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Escola de Engenharia da UFRGS, em 2001. É assessor estatístico do Núcleo de Pesquisa Social (NUPES) desde 1996. Registrado no Conselho Regional de Estatística - CONRE 4ª Região sob o nº 7530.

Entrevistadores

Os entrevistadores do NUPES são alunos de graduação da UNISC que recebem capacitação específica para aplicar os instrumentos de pesquisa com extremo rigor metodológico. Todos trabalham devidamente identificados.

Bolsista: Kamilla Mueller Gabe: Acadêmica do Curso de Psicologia – UNISC

Análise Documental

Coleta de Dados

Entrevista

Estudo de Caso

Grupos Focal

História de Vida

Metodologia Científica

Metodologia Fenomenológica

Metodologia Quantitativa

Observação Participante

Pesquisa

Pesquisa Ação

Pesquisa Participante

Questionário

Videogravação

 
 

MENU PRINCIPAL