No dia 4 de julho, nas dependências da Unisc, aconteceu o 1º encontro entre profissionais representantes das Instituições Penais da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR).  A reunião teve por objetivo a realização de uma capacitação, ministrada pela acadêmica do curso de Farmácia, Eloisa Berlt, e pela docente do PPGPS, Lia Gonçalves Possuelo, visando prestar as devidas orientações às profissionais que atuarão como facilitadoras durante o processo de levantamento de dados para o projeto Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionadas à Tuberculose e HIV entre agentes penitenciários da 8ª DPR, que será desenvolvido numa parceria entre a Susepe e Unisc.

O projeto pretende elucidar os reais conhecimentos dos agentes penitenciários em relação à Tuberculose e ao HIV e avaliar como esses conhecimentos impactam nas atitudes e práticas desses profissionais.

A capacitação também teve como pretensão trazer informações relevantes às facilitadoras sobre a Tuberculose e o HIV, doenças infectocontagiosas consideradas importantes problemas de saúde entre os detentos devido à sua alta taxa de transmissibilidade.

“Difundir conhecimentos é extremante relevante quando nos referimos à promoção e prevenção da saúde, tanto no sistema prisional como na sociedade geral, pois o conhecimento impacta diretamente nas atitudes e práticas adotadas no cotidiano”, salientou a professora Lia Gonçalves Possuelo.

*Publicado por Josemar Santos