Felipe Nopes

A Unisc, por meio do Departamento de Computação e em conjunto com os cursos de Ciência da Computação, Computação Licenciatura, Engenharia da Computação e Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, realizou na noite desta segunda-feira, 9 de setembro, no auditório do Memorial, a abertura da 12ª Jornada de Atualização em Computação (JAC).

As atividades ocorrem na Universidade até sexta-feira, 13 de setembro, e são destinadas aos alunos de graduação e de pós-graduação, professores e demais profissionais de áreas relacionadas com a computação, buscando promover a interação entre os participantes de diferentes instituições e grupos.

Participaram da abertura da 12ª JAC o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; o chefe do Departamento de Computação, Kurt Werner Molz; o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Leonel Pablo Tedesco; a coordenadora dos cursos de Computação Licenciatura, Ciência da Computação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Sistemas para Internet e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD), Viviane Müller; a coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e representante institucional e secretária regional adjunta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Andréa Aparecida Konzen; e o presidente do Diretório Acadêmico da Computação (DAComp), Mateus Elias Gundel.

“Participar deste evento, assim como das demais atividades que ocorrem durante os cursos, é de grande importância para a formação acadêmica”, destacou o pró-reitor de Graduação. Em seguida, o professor da Ostfalia Hochschule für Angewandte Wissenschaften (Alemanha), Andreas Simon, ministrou a palestra Condução Autônoma e Aprendizado de Máquina, abordando assuntos como desafios técnicos, estado da arte, limitações legais, o papel das redes neurais artificiais, limitações técnicas, entre outros.

A programação completa da 12ª JAC está disponível em https://www.sympla.com.br/xii-jornada-de-atualizacao-em-computacao__626603.