AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Orquestra de Câmara da Unisc realiza concerto de outono na próxima quarta-feira, dia 26 de abril. A apresentação ocorrerá no Auditório Central da Universidade, a partir das 20h, com entrada franca. O repertório contará com Concerto de Brandemburgo N. 3 BWV 1048, de Sebastian Bach; Divertimento em Fá Maior K. 137, de Wolfgang Mozart; Adagio em Sol Menor-Albinoni, de Remo Giazotto; e Suíte Holberg, de Edvard Grieg. A regência será do maestro Leandro Schaefer.

 

Algumas curiosidades sobre as obras

Concerto de Brandemburgo N. 3 BWV 1048 é um conjunto de seis peças para várias formações orquestrais.  Composta entre 1718 e 1721, as peças foram dedicadas e apresentadas ao Marquês Cristóvão Ludovico de Brandemburgo-Schwedt, em 1721.  Não se sabe ao certo o motivo da composição – uns dizem que Sebastian Bach estaria tentando insinuar-se nos círculos reais para conseguir o ambicionado título de compositor da corte, honra que obteve 15 anos depois, e outros dizem que o marquês pediu a obra a Bach porque o viu tocando na corte de um rival. Este trabalho ficou esquecido na biblioteca do Marquês até a sua morte em 1732, quando foi vendido por poucos centavos e publicado somente em 1850.

Divertimento em Fá Maior K. 137 é uma obra de três movimentos composta em 1772, em Salzburgo, para quarteto de cordas. Mozart tinha 16 anos quando a escreveu e, apesar da pouca idade, o compositor já transparecia a sua maturidade musical. O primeiro movimento em andante é marcado por lindas melodias. O segundo movimento, um alegro di molto, é extremamente rápido, o que exige dos intérpretes virtuosismo, precisão e domínio técnico absoluto do instrumento. O último movimento, um alegro assai, possui um caráter mais dançante, alegre e jovial.

Adagio em Sol Menor-Albinoni, conhecida popularmente como Adagio de Albinoni, é uma obra para cordas, solista de violino e órgão que, na verdade, não foi composta por Albinoni, mas, sim, pelo musicólogo Remo Giazotto. Ele se utilizou de fragmentos melódicos e do caráter composicional típico de Albinoni para reescrever esta obra. A partitura desta música foi encontrada pouco depois da Segunda Guerra Mundial nas ruínas da biblioteca estadual da Saxônia, em Dreslen. É muito conhecida e integra a trilha sonora do filme Gallipoli, de 1981.

Suíte Holberg é uma obra originalmente composta para piano e possui cinco movimentos baseados na dança barroca. Foi uma homenagem de Grieg aos 200 anos de aniversário de Ludvig Holberg, composta em 1884.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL