Felipe Nopes

A Unisc, por meio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Relações Comunitárias, realizou, na tarde desta quarta-feira, 12 de dezembro, no auditório do Memorial, a cerimônia de entrega do Prêmio Honra ao Mérito, referente aos melhores trabalhos de estudantes de cursos de graduação apresentados no 9º Salão de Ensino e de Extensão, ocorrido de 22 a 26 de outubro deste ano.

Nesta edição, 28 produções concorreram à premiação, das quais quatro obtiveram nota igual ou acima de 9 e serão publicadas no e-book que será lançado no ano que vem, no site da Unisc, tendo dois trabalhos recebido o Prêmio Honra ao Mérito. Segundo a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, o reconhecimento é mais do que merecido. “São trabalhos qualificados que envolvem as comunidades interna e externa. Usando o conhecimento, certamente vocês estarão beneficiando pessoas e ampliando os seus horizontes. Que tenham muito sucesso na vida, assim como no dia de hoje”, ressaltou a reitora, acompanhada pelos pró-reitores de Graduação, Elenor Schneider; de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim.

Os agraciados com o prêmio, além de terem suas produções publicadas em livro digital, receberam um troféu e atestados de Menção Honrosa. Os professores orientadores e demais profissionais autores dos trabalhos também ganharam um atestado.

Objetivo

O Prêmio Honra ao Mérito tem por objetivo identificar, dentre os trabalhos apresentados no Salão de Ensino e de Extensão, aqueles que refletem maior indissociabilidade entre o ensino e a extensão. Também busca valorizar a formação de indivíduos solidários, livres e capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade preocupada com as necessidades da sua comunidade. Visa, ainda, divulgar e estimular a produção acadêmica dos estudantes e incentivar a participação dos alunos da Unisc em atividades de ensino e de extensão, a fim de reconhecer, por meio da premiação, os melhores trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da Universidade.

Trabalhos premiados:

Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Desempenho acústico em sistemas de pisos quanto ao ruído de impacto conforme parâmetros da NBR 15575-3:2013, dos acadêmicos Daniele dos Santos Martins e Lidiane Kist, orientadas pelos professores Cláudio Trindade Scherer e Marcus Daniel Friederich dos Santos.*

Análise do comportamento do concreto com adição de resíduos poliméricos com aplicabilidade em peças para pavimentação intertravada de calçadas, da acadêmica Taline Koch, orientada pelo professor Marco Antonio Pozzobon.

Área de Ciências Sociais Aplicadas

A Comunicação Social como mecanismo de difusão do projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, dos acadêmicos Eduarda Marina Pereira, Leonard Siqueira Barbosa e Vitor Augusto Vogt, orientados pelo professor Hélio Afonso Etges.*

Enfrentamento da violência doméstica e familiar: direitos e garantias legais da mulher agredida, dos acadêmicos Eveline Bernardy e Francine Raquel Rauber, orientadas pelo professor Eduardo Ritt.

*Agraciados com o Prêmio Honra ao Mérito.