Tarefa teve como objetivo confrontar conhecimentos práticos e teóricos

Fotos: Marcela Schild

Na noite de terça-feira, 3 de dezembro, os alunos do curso de Logística, na disciplina de Custos Logísticos e Tecnologia Aplicada à Logística, ministrada pelo professor Tiago Scarano, apresentaram trabalhos inovadores desenvolvidos ao longo do semestre. Buscando realizar atividades assertivas e que pudessem contribuir com o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, o professor utilizou o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em suas aulas.

A ABP é uma técnica moderna que utiliza de metodologia ativa, onde os acadêmicos desenvolvem habilidades necessárias para o atual mercado de trabalho. Assim, o foco em experiências práticas gera impactos positivos, pois diminui a distância entre os conhecimentos teóricos e práticos. Além disso, para resolver os problemas expostos na disciplina, os acadêmicos precisam se munir de conhecimentos científicos, trabalhar em conjunto e exercitar a comunicação.

Para tanto, os acadêmicos realizaram visitas técnicas na Hpack Indústria de Embalagens, situada em Vera Cruz. Com monitoria do professor Tiago e o auxílio do gestor da empresa, Claudionor Carneiro, cada grupo desenvolveu alternativas para solucionar problemas observados na organização. Ao fim do diagnóstico, foram propostas melhorias diversas nos segmentos de layout, gestão de estoque e processos.

Durante a apresentação dos acadêmicos estiveram presentes o empresário, Claudionor, e o coordenador de graduação da Unisc, Rolf Molz. “Foi muito interessante ter uma visão mais crítica sobre aspectos da minha empresa. Como fico muito envolvido na questão de produtividade, sempre tem algo que passa despercebido. Certamente quero colocar em prática os conhecimentos que recebi, alguns não hoje devido aos investimentos, mas no futuro. Agregou muito ter essa visão teórica para otimizar a parte operacional da empresa, que está em pleno crescimento”, contou Claudionor após ouvir as ideias expostas pelos quatro grupos.

O professor Tiago acredita que a atividade representa uma transição necessária no âmbito educacional. "O intuito é ir ao encontro da transformação que o ensino vem passando. A aula tradicional, com aulas expositivas, já não instiga tanto os alunos, por isso é necessário buscar formas de conhecimento que proporcionem maior engajamento, troca de vivências e contato direto com o meio empresarial. Assim, os alunos estão buscando conhecimento teórico para sustentar a prática e percebem que estudam para eles mesmos, pois a proposta era auxiliar de forma objetiva uma empresa”, reforçou.

Apesar de intensivo, os acadêmicos também aceitaram o desafio, desenvolvendo soluções reais. Júlio César Nascimento, formando do Curso de Logística, destacou que “muito do que foi ensinado nesta cadeira completou o que eu já aprendo na vida profissional, servindo para um entendimento total entre a teoria e a prática”.