Unimed VTRP, Unisc, Univates e Prefeitura de Lajeado lançam campanha preventiva nos Vales

As máscaras são um instrumento importante para a proteção da transmissão do Covid-19, pois, o contágio pode ser evitado com a proteção das mucosas - principalmente boca, nariz e olhos - de gotículas contendo o vírus. Sabendo que as máscaras profissionais cirúrgicas e N95 devem ficar exclusivamente à disposição dos profissionais da saúde, foi criada uma iniciativa envolvendo o poder público e instituições com grande representatividade dos Vales do Rio Pardo e Taquari para incentivar a confecção de máscaras caseiras. A campanha Aliados de Pano inicia oficialmente nesta quarta-feira, dia 8 e tem o objetivo de auxiliar as pessoas a elaborar suas máscaras.

A campanha foi elaborada com a união da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Taquari (Univates) e Prefeitura Municipal de Lajeado. Já está disponível um site especial, criado para compartilhar conteúdos sobre proteção ao Covid-19, o molde para fazer a máscara em casa e os principais cuidados com a higienização, já que cada máscara deve ser trocada a cada 2 ou 3 horas de uso. Todas as informações podem ser conferidas através do link www.aliadosdepano.com.br.

A máscara de pano, como uma barreira física, ajuda a impedir a transmissão da Covid-19 pelo espirro ou tosse de pessoas infectadas. Para a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar do Hospital Santa Cruz, Eliane Krummenauer, às máscaras são uma forma de proteção para quando for extremamente necessário sair de casa, mas existem pontos que devem ser considerados, como a higienização constante das mãos: “cada vez que for manipular a máscara para colocar, ajustar ou retirar, é preciso higienizar as mãos antes e após, para evitar a contaminação da face com o vírus”, reforça.

Como retirar e lavar corretamente sua máscara de pano

Antes de retirar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão, para evitar a contaminação no momento da retirada. A máscara deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária (cerca de 2 colheres de chá de água sanitária em meio litro de água) por 30 minutos. Após, deve ser enxaguada, lavada com água e sabão, secada, passada a ferro e acondicionada em saco plástico limpo. Após lavar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão.

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) estão disponibilizando moldes de máscaras, que serão distribuídos em locais de serviços essenciais, como farmácias e mercados.

Como fazer sua máscara de pano

Materiais

- Tecido à base de algodão. O mais indicado é o tricoline 100% algodão;

- Faixas elásticas ou laços de cabelo;

- Tesoura;

- Máquina de costura ou agulha e linha.

Passo a passo

1. Recorte dois retângulos de tecido de 20 cm a 30 cm de altura por 18 cm de largura.
  2. Costure uma camada sobre a outra e costure a borda inferior fechada.
  3. Dobre uma borda lateral e comece a costurar o tecido para que a faixa elástica ou a presilha de cabelo fique dentro da dobra.
  4. Depois de começar, puxe o elástico esticado e costure o resto da dobra, fazendo pelo menos três pregas na lateral. As pregas ajudam a máscara a se moldar melhor ao rosto, melhorando a proteção.
  5. Repita do outro lado.
  6. Certifique-se de passar a máquina várias vezes na parte inicial e final da costura (ou reforce a costura se fizer à mão), pois o elástico estará tensionado nesses pontos.
  7. Em vez de elástico, é possível usar tiras de pano, que podem ser amarradas atrás da cabeça.
  8. Em caso de dúvida, busque informações na internet. Há vários vídeos explicativos mostrando como fazer a máscara.

Continue em casa e não esqueça de lavar as mãos

“Se a gente não circula, o vírus também não circula”, afirma a diretora técnica da Unimed VTRP, médica Aline Mathias. “Pedimos a compreensão da comunidade. Somos um povo caloroso, gostamos de sair na rua, de abraçar as pessoas. Mas precisamos evitar o contato e ficar em casa. O distanciamento social é o que temos de mais forte e potente para impedir a disseminação da doença neste momento”, explica a pneumologista.

Aline lembra também que em caso de sintomas suspeitos, como febre, tosse seca ou falta de ar, as pessoas devem permanecer em casa e entrar em contato, de forma digital, os órgãos de saúde. No caso dos clientes da Unimed, existem duas maneiras de buscar orientações específicas sobre a Covid-19: o PA Virtual, em que a pessoa realiza consulta em vídeo com um médico da Cooperativa, e o Disque Coronavírus, pelo telefone 0800 940 78 00. Mais informações sobre ambos os serviços são encontradas em www.unimedvtrp.com.br/coronavirus.

A população em geral também conta com números de telefone especiais para evitar idas desnecessárias aos pronto-socorros. Em Lajeado, o telefone é 0800 7 07 08 09, serviço fruto de parceria entre a Univates e a Prefeitura Municipal. Em Santa Cruz do Sul, o número para orientações sobre o coronavírus é (51) 3717-7300, parceria entre a Unisc e a Prefeitura Municipal.