Professor Andreas Köhler e Graziele Dutra Stumm

A aluna do curso de Ciências Biológicas da Unisc, Graziele Dutra Stumm, foi contemplada com uma bolsa para estudar na Universidade Nacional da Colômbia (Unal). Serão cinco meses de pesquisa e estudos na cidade de Arauca, durante o primeiro semestre de 2018.

O processo é resultado do convênio assinado em 2014 entre a instituição de ensino colombiana e a Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), com o objetivo de promover atividades de intercâmbio de docentes, estudantes e técnicos administrativos. O projeto aprovado para a viagem da acadêmica foi orientado pelo professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Andreas Köhler, intitulado Efeito de extratos de plantas como biocontroladores de pragas do cultivo de arroz e tomate em Arauca-Orinoquia-Colômbia.

De acordo com Graziele, o intercâmbio representa uma evolução pessoal e profissional. “Terei a oportunidade de complementar a área que já estudo no Brasil e praticar a língua nativa, além de conhecer novas culturas, os costumes locais e as formas de ensino e de aprendizagem utilizadas na universidade colombiana, trazendo melhores possibilidades para o futuro”, salienta.

A Unal oferece uma vaga para intercâmbio de mobilidade acadêmica para graduação. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta para avaliação de extratos de plantas como biocontroladores de pragas em culturas típicas da região de Orinoquia, como arroz, cacau ou banana.

*Publicado por Felipe Nopes