Divulgação

As acadêmicas do curso de Engenharia Civil da Unisc, Camila Thomé e Caroline Castilhos Rezende, estão em Missoula, nos Estados Unidos, participando do programa Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders. Ao todo, no Brasil, quatro universitários foram selecionados pelo programa. A edição deste ano tem por objetivo debater o tema Questões Ambientais Globais com estudantes líderes de todo o mundo.

Durante os meses de julho e agosto, os alunos selecionados participarão de diversas atividades teóricas e práticas, tendo a oportunidade de analisar as questões ambientais no contexto de uma sociedade globalizada e as diferenças e similaridades entre os seus países de origem e os Estados Unidos. Camila e Caroline contam que os dias têm sido intensos e de muito aprendizado. “Estamos tendo muitas aulas teóricas e, após, vemos as teorias na prática, como elas se aplicam”, comenta Camila.

Segundo Caroline, a programação é bem dinâmica. “Fizemos, inclusive, uma atividade de voluntariado, o que foi muito bom e nos oportunizou ter um contato mais próximo com a comunidade local”, observa. A acadêmica afirma que um dos melhores momentos é a troca cultural. “Conhecemos mais sobre os outros países e apresentamos um pouco da nossa cultura”, salienta. “O pessoal daqui é muito legal e de várias nacionalidades, entre elas Rússia, China, Japão e Índia”, complementa Camila.

Conforme as estudantes, a maioria dos docentes possui doutorado ou são CEOs de empresas. “É interessante vermos a importância que eles dão para o programa. Os professores que chegam falam muito bem do SUSI e que esperam que tenhamos um grande desempenho”, aponta Camila.

​*Publicado por Felipe Nopes