Duas acadêmicas e duas professoras da Unisc foram contempladas com bolsas de estudo pelo governo americano para participar do programa Study of the U.S. Institutes (SUSI), nos Estados Unidos. Ao todo, no Brasil, quatro universitários e três docentes foram selecionados pelo programa. Camila Thomé e Caroline Castilhos Rezende, alunas do curso de Engenharia Civil, farão parte do SUSI for Student Leaders, que tem por objetivo debater, entre os meses de julho e agosto deste ano, o tema Questões Ambientais Globais com estudantes líderes de todo o mundo.

Já as professoras Fabiana Quatrin Piccinin, do Programa de Pós-graduação em Letras, e Grazielle Betina Brandt, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, participarão do SUSI for Scholars and Secondary Educators, cujas atividades ocorrerão de junho a agosto. Grazielle realizará trabalhos na área de Cultura e Sociedade Americana, e Fabiana, na área de Mídia e Jornalismo. As estudantes e as docentes terão todas as despesas pagas pelo programa.

Segundo a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, Cristiana Mueller, o fato de poucas universidades do Brasil terem obtido bolsas de estudo faz com que a Unisc se destaque no programa com quatro representantes. “Recebemos essa oportunidade direto do Consulado dos Estados Unidos, em Porto Alegre. Entendo que a nossa atuação tem criado uma excelente imagem institucional junto ao consulado e à embaixada americana, porque a nossa universidade é a que mais envia propostas de busca de bolsas naquele país”, salienta.

SUSI for Student Leaders

Programa acadêmico intensivo de curto prazo, com o objetivo de fornecer a grupos de estudantes de graduação considerados líderes uma compreensão mais aprofundada dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de liderança. Durante os encontros haverá uma série de discussões, leituras, apresentações em grupo e palestras. O curso e as atividades em sala de aula serão complementados por viagens educacionais, visitas, atividades de liderança e oportunidades de voluntariado dentro da comunidade local.

SUSI for Scholars and Secondary Educators

Programa acadêmico intensivo de pós-graduação com viagens de estudo integradas, cuja proposta é fornecer ao corpo docente de universidades estrangeiras a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre a sociedade, a cultura, os valores e as instituições dos Estados Unidos. O objetivo final é fortalecer os currículos e melhorar a qualidade do ensino sobre os Estados Unidos em instituições acadêmicas no exterior.

*Publicado por Felipe Nopes