Durante seus trabalhos de conclusão (TCCs), alunos do curso técnico em Informática do Cepru desenvolveram projetos que vão auxiliar a comunidade. Exemplo disso é o trabalho de Yago Wohlemberg, que desenvolveu um software que realiza a identificação de produtos através de imagens capturadas pela câmera de um computador e informa ao usuário através de voz sintetizada o nome do produto. O sistema não requer o uso do código de barras, bastando que a imagem de referência da embalagem do produto esteja registrada em um banco de dados. "Esse tipo de solução, sendo adaptada para um celular ou smartphone, pode ser extremamente útil para deficientes visuais, na autonomia para realizar as atividades do dia a dia, visto que nem todos os produtos contam com o recurso da linguagem braile na embalagem", comentou o professor do curso, Evandro Rodrigues.

Outra solução desenvolvida é do aluno Marson Souza, tratando-se de um sistema para suporte na gestão de pequenas propriedades rurais. No caso, o agricultor pode realizar o controle da produção e das suas finanças de maneira simples e prática. Além disso, com o uso de sensores instalados na lavoura, o software pode informar ao produtor em tempo real condições como umidade de solo e temperatura.

O estudante do curso técnico em Informática do Cepru é capacitado a desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Para isso, utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e bancos de dados. Também realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados, e executa manutenção de programas de computadores implantados.