AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Este ano a Consulta Popular no Vale do Rio Pardo estará ganhando um reforço na divulgação do processo na região. Trata-se de uma atividade prática proposta na disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional da Unisc, formada por 26 alunos, das habilitações de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção em Mídia Audiovisual. Conforme a professora adjunta da disciplina, Angela Cristina Trevisan Felippi, a ideia é que os estudantes possam exercitar a prática profissional, vivenciarem de alguma forma o processo da Consulta Popular e o mesmo tempo contribuírem para o desenvolvimento regional.

Serão diversas as ações em comunicação propostas pelos estudantes, que tem como objetivo a mobilização para a Consulta Popular. Para a estagiária docente, Diana Filipina Anton, que é aluna do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unisc, nesta atividade, a turma se transformou em uma grande equipe, sendo que cada grupo ficou responsável por pensar e executar uma parte do todo. Os alunos foram divididos em oito grupos, e tiveram a tarefa de desenvolverem distintas ações em comunicação, e que, na soma do conjunto, se transformará em uma ação coletiva em prol do desenvolvimento regional.

Dentro os materiais produzidos pelos estudantes estão a criação de um card para a cédula de votação, adaptado tanto para o cartaz impresso, quando para as redes sociais; a produção de três vídeos que abordam as finalidades da Consulta Popular e do Corede Vale do Rio Pardo; a elaboração de releases para os meios de comunicação com circulação no município de Sinimbu, como rádio, jornal e portal de notícias; a criação de um card para a divulgação da Assembleia Regional Ampliada e um podcast em forma de entrevista com o vice-presidente do Corede/VRP, Angelo Hoff.

Dando sequência ao material produzido pelos alunos destacam-se a criação de um selo para identificação e divulgação dos projetos executados com recursos da Consulta Popular; a elaboração de podcast com três episódios: a importância da Consulta Popular para o desenvolvimento da região, com uma entrevista junto ao presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a importância do voto na Consulta Popular em que serão entrevistados diversos eleitores, além de um detalhamento sobre os projetos que constarão a cédula de votação, a partir de uma entrevista com o integrante da Comissão Regional da Consulta Popular; dois vídeos que registram algumas conquistas da Consulta Popular no município de Santa Cruz do Sul, além de um passo a passo para o eleitor saber como votar pelo site e, por fim, a elaboração de três infográficos, com conteúdos sobre os projetos que irão a votação, um resumo deles, a síntese dos produtos e as possíveis entidades executoras.

A professora Angela lembra que, em função da pandemia do Covid-19, todas as aulas são remotas e, mesmo com esse desafio, os alunos, cada um operando em suas casas e municípios, conseguiram realizar as atividades de mobilização, destaca. Todo o material produzido pelos estudantes pode ser acessado pela fanpage do Corede/VRP https://www.facebook.com/coredevaledorp ou pelo site www.coredevrp.org.br .

A turma é formada por onze alunos de Relações Públicas, oito de Jornalismo, cinco de Publicidade e Propaganda e dois alunos de Produção em Mídia Audiovisual, conforme: Aline Daiana Brum Castro, Ana Clara Seberino, Bruno da Silveira Bica, Caroline Vogt, Cristieli Crizel de Oliveira, Felix José Silveira da Rosa, Fernanda Pinheiro Souto Oliveira, Filipe Gabriel Dressler, Gabriel Luciano Weber, Isadora Caroline Bencke, Janderson Pereira Jacques, Jéssica Andressa Hermes, João Valter Silveira dos Passos, Juliana Reis da Rosa, Kethlin Nadine Meurer, Laura Blesz Rech, Madhiele Salazar Scopel, Maiquel Jose Ertel, Martina Ferreira Sturm, Mateus da Silveira Dias, Monique Buchaim Mendes, Pamela da Silva Bulsing, Pietra Marques da Silveira dos Santos, Tayná Morsch, Vanessa Batista Feron e Wesley Garces de Oliveira da Silveira.

 

Consulta Popular – CP 2020/2021

A cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo deste ano terá três projetos, todos beneficiando o desenvolvimento rural. Conforme definição da Assembleia Regional Ampliada, destes projetos, serão eleitos os dois mais votados. O projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada a receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021) será de R$ 371.428,57.

Como votar

Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. A votação será em meio digital: de forma on-line através do site da Consulta Popular – www.consultapopular.rs.gov.br ou através de SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.

MENU PRINCIPAL