AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Respeitando as normas de segurança vigentes os atendimentos estão ocorrendo
nas terças e sextas-feiras com horários individuais.

Professoras Angela e Paula com alguns dos equipamentos utilizado no serviço.

O Ambulatório de Feridas, integrado ao Serviço de Reabilitação Física (SRFis) do curso de Fisioterapia da Unisc, atende de forma gratuita aos pacientes com feridas agudas ou crônicas. Devido à pandemia do novo coronavírus o serviço precisou se adaptar para continuar atuando de forma ágil e segura.

Com todos as normas de prevenção à Covid-19 sendo respeitadas, professores e acadêmicos das áreas de saúde da Universidade atendem os pacientes de forma individual e por meio de agendamentos prévios. O serviço é um convênio da Unisc com o Governo do Estado e, portanto, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora do SRFis, Angela Ferreira da Silva, os atendimentos estão ocorrendo nas terças e sextas-feiras. “As feridas são uma porta de entrada para patologias sistêmicas, então, cicatrizando bem, o paciente fica mais protegido. Entendendo a importância do projeto nós continuamos prestando o atendimento seguindo todas as orientações vigentes”, aponta.

Além da realização de curativos qualificados, os profissionais da saúde realizam uso de recursos terapêuticos que facilitam o processo de reabilitação da pele e prestam orientações sobre os cuidados com as feridas de modo personalizado e de acordo com as necessidades de cada paciente.  

Para a professora do curso de fisioterapia, Paula Bianchetti, “quanto mais estímulos e cuidados o paciente tiver, mais rápida vai ser sua cicatrização. Por isso, também estamos atendendo por meio do estágio do curso de Fisioterapia para abrir horários extras aos nossos pacientes e auxiliar nesse processo de recuperação com maior suporte”.

Para participar do programa é necessário realizar encaminhamento com a secretária de saúde dos municípios pertencentes à 8ª e à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em caso de dúvidas sobre o serviço entre em contato através do número (51) 3717-7553.

Fotos: Marcela Schild Pereira

Paciente amputado realizando tratamento para cicatrização.

MENU PRINCIPAL