Tatiane Luci Rodrigues/Unisc

Assinatura ocorreu na última segunda-feira, 14Assinatura ocorreu na última segunda-feira, 14

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo,a doença é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Pensando em prevenir a doença e diminuir a incidência, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), e a Associação de Prevenção do Câncer do Colo Uterino (Apcolu) firmaram um acordo de cooperação. O projeto será desenvolvido com apoio do Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc.

A primeira ação a ser desenvolvida é a Semana de Prevenção do Câncer de Colo Uterino que acontecerá nos meses de abril, agosto e novembro, com coleta de exames preventivos e vacinação contra o HPV. O HPV é um vírus, sexualmente transmissível, que pode levar a este tipo de câncer. A atividade será aberta à comunidade.

Além disso, serão realizados encontros com os professores da universidade para que o assunto seja disseminado e chegue a qualquer pessoa. Mais atividades estão sendo programadas e serão realizadas ao longo do ano.

"Toda parceria que envolve melhoria da qualidade de vida da população, articulada a prevenção e educação é muito bem-vinda e reforça o cumprimento da missão comunitária da Apesc e suas mantidas, especialmente na semana em que a Apesc comemora 60 anos. Neste convênio, estaremos apoiando as estratégias desenvolvidas pela Apcolu, conforme as orientações de estratégia global da Organização Mundial da Saúde (OMS), para reduzir os índices da doença no Brasil", ressalta a presidente da Apesc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Na assinatura, além da presidente da Apesc, estiveram presentes a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim; a presidente da Apcolu, Denise Müller; e a integrante da diretoria da Apcolu, Sandra Iepsen.