AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foto: Divulgação

 

O APL de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCIT), promovem na próxima quarta-feira, dia 21 de março, o encontro dos APLs do Rio Grande do Sul. O evento ocorre durante a Expoagro Afubra, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), com início às 10h, e é voltado para gestores e responsáveis técnicos e financeiros dos projetos vinculados. O objetivo é debater sobre a importância da política de APLs e avaliar seus resultados, além de orientar as equipes da SDECT sobre prestações de contas técnicas e financeiras.

O coordenador do APL Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar, João Paulo Reis Costa, destaca que o encontro é essencial para que os APls demonstrem sua força perante às autoridades, em especial ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, que deve estar presente. “É fundamental manter a política de apoio aos APLs, pois estão buscando o desenvolvimento das mais variadas regiões do Estado”, observou.

O ano de 2018 vai ser muito importante, visto que será finalizado o fomento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), valor que é aplicado na política de APLs. Assim, Costa salientou que é fundamental que se encontre formas de financiar e seguir estimulando o programa. “O Vale do Rio Pardo, atualmente, está muito bem alinhado e consegue buscar financiamento através de outros programas. Mas existem regiões que carecem deste auxilio e deste olhar do Governo do Estado para o programa de APLs, e é isso que iremos defender”, citou.

 

Programação

A programação começa às 10h, com reunião com a participação do secretário Márcio Biolchi e balanço dos investimentos. Às 10h30 ocorre a entrega da Carta Aberta em defesa dos APLs; às 11h, apresentação dos Casos de Sucesso: lançamento do aplicativo Daqui Alimentos, do APL Vale do Rio Pardo; Trino Polo (Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha); e Polo de Moda Norte. Ao meio-dia ocorre o almoço e à tarde, a partir das 13h30, a SDECT passará novas orientações sobre prestação de contas técnica e financeira.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL