Professoras e alunos que executaram o projeto
Crianças admiram os bichinhos na parede

Trabalho finalizado na Emei Sabor de Alegria

Em 2018, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) assumiu a solicitação feita pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sabor de Alegria, de Vera Cruz, relativa ao Trote Solidário Unisc 25 anos, para que o hall da creche fosse revitalizado. A partir de então, reuniu-se um grupo de acadêmicos, sob orientação da coordenação do curso, para que fosse desenvolvido o projeto.

O trabalho ocorreu em quatro etapas: visita ao local para reconhecimento do espaço, entrevistas e levantamento físico e fotográfico; desenvolvimento da proposta; apresentação da sugestão à direção da escola; e execução do projeto. A equipe foi composta pelas professoras Rosâne Jochims Backes (que se aposentou em agosto de 2018) e Adriana Schwindt da Costa e pelos alunos Erick Bitencourt Evaldt, Fernando Vargas Witczak, Jeferson Leidemer e Thatiane Carvalho Rocha.

Segundo Adriana, a principal solicitação feita pela escola foi que o hall trouxesse tranquilidade às crianças, servindo como um portal que convida às atividades escolares. Assim, levar cores mais calmas e suaves ao local foi um dos pontos principais do projeto. “Otimizando os recursos da nossa oficina de maquetes, os estudantes desenharam e montaram os bichinhos, que foram cortados em nossa máquina laser. Também executamos, na maquetaria, dois banquinhos para os pequenos, em formato de casinha”, conta a docente.

Para a execução do projeto, foi feita a preparação das superfícies para a pintura – lavagem com detergente neutro das plaquetas e limpeza das paredes, realizadas no dia 3 de maio de 2019. Já no dia 4, o grupo executou a pintura das paredes e das plaquetas (com fundo e tinta epóxi à base de água), instalou os bichinhos nas paredes (com fita dupla face de alta aderência) e pendurou as nuvens no pergolado existente no local.

Processo trabalhoso

Conforme a professora Adriana, todo o processo, desde o desenvolvimento do projeto até a efetivação, foi bastante trabalhoso. “Tínhamos que criar uma proposta de baixo custo e execução otimizada, 100% realizada por nós. Mas, ver as crianças utilizando o espaço, bem como ouvir as falas da diretora e das professoras, nos encheu de orgulho e de esperança e fez valer a pena cada minuto investido neste processo. Afinal, o arquiteto urbanista atua para tornar mais feliz a vida das pessoas”, revela.

Para a diretora da creche, Cintia Piccinini, o trabalho feito pela equipe da Unisc superou as expectativas. “O resultado nos surpreendeu bastante. As crianças ficaram muito felizes quando viram e, toda hora, estão admirando os bichinhos nas paredes. Para elas foi encantador”, salienta, elogiando o serviço realizado por ter sido “muito organizado e com pessoas comprometidas”.