Proposta surge como estratégia de diversificação ao cultivo do tabaco no Vale do Rio Pardo

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, no Auditório do bloco 19 da Unisc, a Universidade de Santa Cruz do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), assinaram a Carta de Acordo para execução do projeto intitulado Parcerias para Inovações nas Cadeias de Plantas Medicinais e Bioativas como Estratégia de Diversificação do Cultivo do Tabaco - Projeto Piloto no Vale do Rio Pardo/RS.

Os recursos no valor de 950 mil de reais são oriundos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e serão destinados para a construção de um hub de articulação entre as oportunidades de mercado e os arranjos produtivos e soluções tecnológicas que levem à geração de valor na forma de consolidação de negócios.

Durante o encontro, o coordenador do Projeto, professor Sandro Hilbrand, fez a apresentação da proposta aos convidados. Após os pronunciamentos do presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, e do presidente da Amvarp e prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, agradeceu a confiança depositada na Instituição para ser a executora do projeto. “Somos defensores da produção do tabaco, pois a mesma gera riqueza para a região. Então, inspirados nessa cadeia produtiva é que se inicia hoje uma ação rumo à diversificação em um mercado que está em pleno crescimento. Acreditamos que, por meio dessa semente que está sendo plantada agora, vamos colher bons frutos no futuro”, salientou.

O representante da FAO, Rafael Zavala, destacou a importância da agricultura familiar e o papel que as universidades desempenham por meio dos projetos de extensão e inovação para o desenvolvimento. “Também quero salientar a importância do papel que as mulheres agricultoras familiares vão exercer no desempenho desse projeto, uma vez que se trata de uma produção que requer muita atenção com manejo, e elas são bastante cuidadosas nesse aspecto”, ressaltou.

Já o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke, frisou ser esse um projeto de diversificação que, por meio de parcerias, surge com a proposta de criar um alicerce de produção para o futuro. “Queremos utilizar a expertise que já existe aqui na região através do tabaco para criar uma nova cultura que possa também gerar riquezas para os agricultores e para a comunidade como um todo”, considerou.

Depois do evento, os convidados foram conhecer a estrutura do Centro de Excelência em Processos de Oleoquimica e Biotecnologia, no bloco 55, e o Laboratório de Farmácia, no bloco 35.

Josemar Santos