Felipe Nopes

Em alusão à Semana Mundial de Amamentação, o curso de Nutrição, a Assessoria de Comunicação e Marketing, a Comissão Interna de Preven­ção de Acidentes (Cipa) e o Programa de Capacitação da Unisc promoveram um encontro sobre o tema Momento amamentar é..., conduzido pela professora do curso de Nutrição, Fabiana Assmann Poll, e pela nutricionista da Escola Educar-se, Sâmira Bublitz.

A capacitação, realizada na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, na sala 3536, bloco 35 da Instituição, instigou a reflexão coletiva da representação do amamentar nos dias de hoje. Também foram abordados o envolvimento da comunidade, da família e do(a) companheiro(a) da mulher que amamenta ou quer amamentar; fundamental para a continuidade da prática e para a saúde da mãe, e o conhecimento dos aspectos do leite materno e das técnicas corretas de amamentação, imprescindível para a mulher ter autonomia e persistência nesse processo e na relação positiva do binômio mãe-bebê, entre outros assuntos. Participaram do encontro funcionárias gestantes ou em período de amamentação e acadêmicas da Unisc.

Segundo Sâmira, o leite materno é o alimento padrão ouro para que as crianças cresçam e se desenvolvam otimamente, protegendo-as contra infecções respiratórias, internações por diarreia, diabetes e excesso de peso, além de melhorar o QI e a frequência escolar. “As mães também se beneficiam ao amamentar, tendo menor risco de desenvolver câncer de mama, câncer de ovário, diabetes e depressão pós-parto. O vínculo afetivo se fortalece, principalmente quando há uma rede de apoio com cuidado compartilhado”, comentou a nutricionista.