AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Fotos: Felipe Nopes e Jacson M. Stülp

 

Com a presença do governador José Ivo Sartori e de diversas autoridades da região e do Estado, foi realizada na manhã desta terça-feira, 20 de março, junto ao Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, a solenidade de inauguração do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT), resultado da parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Prefeitura de Rio Pardo.

O espaço tem como objetivo promover ações voltadas aos produtores de tabaco, que visem ao desenvolvimento e à diversificação da produção da agricultura familiar da região, além de fomentar pesquisas para a criação de novas cadeias produtivas, em especial a produção de alimentos. Com obras iniciadas em 2014, o CVT foi financiado com recursos federais por meio do MCTIC e conta com a parceria da Unisc e da Prefeitura de Rio Pardo.

O empreendimento teve investimento de R$ 2.502.503,00 e possui mais de 900 m² de área construída, abrigando quatro salas de aula, auditório, salas para produção e manipulação de alimentos industrializados, sala para instalação de sistemas centrais de informática (servidor), área administrativa, centro de convivência, cozinha e dois banheiros.

Segundo a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, a inauguração do CVT é um sonho concretizado. “Este é um espaço onde a educação estará a serviço da agricultura familiar. As ações do Centro foram e continuarão sendo planejadas por uma governança muito pensante. Já temos 21 cursos programados para o segundo semestre de 2018, com oito horas-aula cada um. Temos que promover atividades que façam valer o objetivo desse espaço. Agradeço a todos que trabalharam para esse momento se efetivar no dia de hoje”, destacou.

O prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, exaltou a sua satisfação em fazer parte da concretização do CVT. “Sinto-me muito feliz em podermos entregar para a região do Vale do Rio Pardo um empreendimento como esse”, salientou. Para Sartori, foi a união das parcerias que permitiu a criação do Centro Vocacional Tecnológico. “Não há outra maneira de melhorar a educação se não prepararmos as pessoas com qualificação. O mundo mudou, a sociedade mudou e o CVT está sendo desafiado a qualificar o trabalho dos agricultores familiares. Temos que mudar o presente para mudar o futuro. Esse Centro é uma semente de mudança”, disse o governador.

Em seguida, as autoridades fizeram o descerramento da placa de inauguração do CVT, localizada no saguão de entrada do prédio, e visitaram as instalações do local.

 

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL