Fotos: Felipe Nopes

Após 32 encontros, realizados de 11 de março a 3 de julho, na Unisc, num total de 64 horas/aula por turma, foi encerrado na noite desta segunda-feira, 8 de julho, no Anfiteatro do bloco 18 da Universidade, o projeto English for Inclusion. A promoção foi da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América (EUA) em Porto Alegre.

As aulas de inglês foram ministradas pela professora da Governors State University, de Chicago (EUA), Lorena Flores, e contaram com a participação de 60 alunos do Ensino Médio de 10 escolas de Santa Cruz do Sul. O projeto foi financiado pelo governo americano e teve como objetivo construir e consolidar as relações entre os Estados Unidos e o Brasil, através do ensino de inglês e da introdução de elementos da cultura americana a estudantes de escolas públicas locais, propondo melhorar o nível de língua inglesa dos participantes e contribuir para uma melhor compreensão cultural e global.

Além dos encontros na Unisc, o projeto também promoveu a capacitação de 31 professores de inglês de 21 escolas (11 estaduais e 10 municipais); apresentações da cultura americana em 15 educandários da região, atingindo mais de 600 alunos; e atividades com docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado da Unisc, divididas em 11 encontros (Reading Group). Durante as aulas, os participantes receberam livros, camisetas, lanche, transporte e certificado, esse entregue na cerimônia de encerramento.

De acordo com a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller, 100% dos alunos afirmaram ter aprendido algo novo sobre a cultura americana. “Obrigada a vocês por fazerem parte desse projeto e por permitirem que façamos parte da vida de vocês”, agradeceu Cristiana. Para o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a iniciativa foi um sucesso. “Nós, da 6ª CRE, trouxemos o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento à Unisc e ao Consulado. Foi uma relação de culturas e de pessoas diferentes. A Lorena proporcionou um aprendizado diferente do cotidiano escolar. Ficou o gosto de quero mais”, salientou.

Representando no ato a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a chefe de Gabinete, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, destacou que o projeto mostrou, mais uma vez, que a marca Unisc é da comunidade. “Sinto-me muito honrada em compartilhar esse momento com vocês. Tenho certeza de que levarão daqui ótimos aprendizados, boas lembranças e muitas amizades”, pontuou. A cerimônia também contou com a presença do cônsul para Diplomacia Pública do Consulado dos EUA em Porto Alegre, John Jacobs; docentes e técnicos administrativos da Unisc; professores das escolas participantes; e familiares dos alunos concluintes do projeto.

Foto: Desirê Allram