Josemar Santos

Uma comitiva do município de Venâncio Aires, liderada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB), esteve na Unisc nesta terça-feira, 5 de novembro. O grupo atendeu o convite da Instituição para conhecer os ambientes de inovação da Universidade de Santa Cruz do Sul. A recepção oficial ocorreu no bloco 19, quando a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer deu as boas-vindas aos visitantes e entregou ao prefeito o projeto para a implantação do Centro Vocacional Tecnológico de Venâncio Aires (CVT).

Na sequência, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, e o coordenador do Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) e da Incubadora Tecnológica (Itunisc), Fernando Stanck, apresentaram os ambientes de inovação e tecnologia da Universidade. A atividade seguiu com visitas aos laboratórios e setores que abrigam empresas hospedadas e incubadas. “Sempre é interessante reforçar essas relações que são muito importantes para o desenvolvimento das regiões. A Universidade é um ambiente rico em pesquisas e produção de conhecimento. Por isso, procura colaborar para promover o desenvolvimento e atender às demandas das empresas”, salientou a reitora Carmen Lúcia.

Para o prefeito Giovane Wickert, a atividade foi de extrema importância para o fortalecimento do vínculo entre a Instituição e a Administração Municipal, que neste ano assinaram um protocolo de intenções para o crescimento do Campus de Venâncio Aires. “A Unisc é a nossa Universidade de referência e para nós é muito importante esse vínculo e essa aproximação entre os órgãos. Isso facilita e propicia novos ganhos para a comunidade do nosso município”, destacou o gestor que ainda ressaltou a importância tecnológica da Universidade que impulsiona novos caminhos na região.

Também estiveram presentes pela Unisc, os pró-reitores de Administração, Dorivaldo Brites, de Graduação, Elenor Shcneider, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; o coordenador de orçamento e finanças e vice-reitor eleito, Rafael Frederico Henn; a chefe de gabinete, Carla Pacheco; o professor do Departamento de Computação, Eduardo Kroth; e a coordenadora Administrativa da Pró-Reitoria de Administração, Simone Pradela.

Na comitiva de Venâncio Aires também estiveram os secretários de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, de Cultura, Saul Zart, de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Batisti, e de Educação, Joice Gassen; a procuradora jurídica Marion Kist; o chefe de gabinete, Marcelo Haas; o técnico da secretaria de Agricultura, Gérson Antoni; e o vereador Chico Rech (PSD).

*Publicado por Josemar Santos