Exposição andante, já ouviu falar? É o que 25 alunos do curso de Comunicação Social da Unisc realizam nesta sexta-feira, dia 28 de junho, a partir das 20h20, quando vão percorrer diferentes espaços da Universidade, levando consigo fotografia, áudio e vídeo. Quem se deparar com a exposição andante vai ser convidado a ver (e ouvir) o que os alunos criaram individual e coletivamente. O desafio inicial proposto pelo professor da disciplina Oficina de Criatividade foi o de observar fotos produzidas por viajantes em diferentes pontos turísticos ao redor do mundo.

Uma das pesquisas realizadas no site de buscas Google foi com o termo Fotos de turistas na Torre de Pisa. Assim, os alunos puderam observar imagens de pessoas simulando segurar a Torre para evitar uma suposta queda iminente, ou então transformando a construção histórica em um “delicioso sorvete”. Em seguida, o desafio foi produzir fotos em que os alunos deveriam interagir com diferentes espaços do campus Santa Cruz do Sul da Unisc. Ângulos, composições e enquadramentos, entre outros elementos da imagem fotográfica, foram testados e aprimorados, tudo para criar algumas ilusões visuais por meio da relação dos corpos com o espaço.

O exercício foi além e a produção de áudio e vídeo acabou reconfigurando a perspectiva inicial, resultando na exposição andante Corpo Dimensão. Assim, a performance vai contar também com a interpretação de um poema, acompanhado de uma trilha original. E quem já visitou museus e galerias sabe que um texto costuma apresentar a exposição. No caso de Corpo Dimensão, essa apresentação será realizada por meio de uma produção audiovisual, que registra o conceito e o processo de produção da exposição. Mais informações podem ser obtidas na fanpagehttps://www.facebook.com/Corpo-Dimens%C3%A3o-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o-andante534396577094680/

Sugira sua divulgação