O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul divulga os vencedores da 10ª Edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania com o tema “A Função Social do Tributo”. Ao todo, foram 151 redações, avaliadas pela Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (ALESC). Foram realizadas mobilizações, palestras e discussões sobre o tema em 40 escolas, nos dez municípios de mobilização (Arroio do Tigre, Candelária, Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz) envolvendo mais de 2,4 mil alunos e professores dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas debatendo o tema do concurso.

A entrega da premiação ocorrerá no próximo dia 3 de outubro, às 8h30, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em Santa Cruz do Sul/RS, acompanhada pela palestra relacionada ao tema do concurso “A Função Social do Tributo”.

O Concurso de Redação Tributação e Cidadania é promovido  pelo Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul e seus parceiros, tais como:  ACI Santa Cruz do Sul; OAB Subseção de Santa Cruz do Sul; Prefeitura de Santa Cruz do Sul por meio da Secretaria Municipal da Fazenda; Receita Federal do Brasil (RFB) e a Rede NAF; Receita Estadual por meio da SEFAZ; Sindicontábil/VRP; Sinditabaco; Sicredi (Ouro Branco, Centro Serra e Vale do Rio Pardo); ACI Montenegro e Pareci Novo; Associação dos Contabilistas de Montenegro; Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (CRCRS); a Unisc por meio do Curso de Ciências Contábeis; e a ONG João da Silva que se reúnem para debater temas vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos.

Apoiaram também este concurso o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da  2ª e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, representando a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul; as Prefeituras de Arroio do Tigre, Candelária, Montenegro, Rio Pardo, Sinimbu, Sobradinho, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol,  Venâncio Aires e Vera Cruz por meio das Secretarias Municipais de Educação e do COMDICA de Santa Cruz do Sul.

O concurso destinou-se a estudantes dos ensinos fundamental e médio, devidamente matriculados em escolas públicas e particulares de Arroio do Tigre, Candelária, Montenegro, Rio Pardo, Sinimbu, Sobradinho, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. Teve como objetivo despertar por meio da reflexão acerca dos temas pertinentes à Tributação, tais como: as noções de ética, educação financeira,  sustentabilidade, cidadania, direito e controle social sobre a aplicação de recursos públicos.

Mais informações sobre critérios, seleção e premiação constam no Regulamento do Concurso e que podem ser acessados no site www.unisc.br/concursoredacao. Informações adicionais pelo fone: (51) 3717 7365 – Prof. Ricardo André Machado, ou no Curso de Ciências Contábeis na UNISC (51) 3717 7364 (nos turnos tarde e noite).

Clique aqui e confira os vencedores

redaçãoPremiados2023 BrunaLovato

Premiados de 2023 - Foto: Bruna Lovato/Unisc