Apresentação dos estudantes contou com troca de experiências e análise dos projetos desenvolvidos

Fotos: Marcela Schild

No dia 3 de dezembro os acadêmicos do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentaram os projetos criados na disciplina de Desenvolvimento de Projetos de Empresas, ministrada pelo professor Elpídio Oscar Benitez Nara. Com o intuito de trazer olhares externos sobre o trabalho dos acadêmicos, estiveram presentes o então secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, César Antônio Cechinato, além do Mestre em Sistemas e Processos Industriais, Jones Luís Schaefer, e o doutor em Engenharia de Produção e Sistemas Ismael Cristofer Baierle, ambos egressos da Unisc.

Durante o semestre os acadêmicos dividiram-se em três grupos, escolhendo um produto para estudar como criar uma indústria neste segmento. Assim, desenvolveram a identidade visual, as estratégias de comercialização, o design, a viabilidade e a implementação do projeto.

Deiliane Castro, aluna do 10º semestre, contou que a disciplina foi muito importante como um todo. "Empreender é algo novo para nós. Foi um grande desafio e, também, uma oportunidade. Entramos na prática, cumprindo todas as etapas para montar uma empresa. Isso instiga bastante e também prepara para o mercado de trabalho", explica. "O projeto do meu grupo é de fabricação de coletes refletivos para motociclistas e nós trabalhamos todo o semestre para compreender cada etapa do processo”, completa ela.

Para Ismael, que foi um dos avaliadores das apresentações, foi um prazer voltar para a Unisc estando do outro lado. "Eu fiz essa disciplina como aluno, considero ela uma das mais importantes do currículo e é muito legal poder estar aqui avaliando e percebendo o desenvolvimento do curso e de quem está estudando agora”, disse.

Agregando percepções de mercado ao encontro, Jones Luís também participou da banca avaliativa e destacou que a experiência “amplia a compreensão dos alunos sobre os processos na rotina da profissão e proporciona uma valiosa troca de conhecimentos”.