Esq. para dir.: Luis Tarelho (UA), Carlos Pérez Bergmann (Ufrgs) e Adriane Lawisch Rodriguez (Unisc), acompanhados de um funcionário da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico da ERSC, durante visita técnica.
Grupo de Alunos da UA que foram contemplados com atividades de estágio empresarial e a acadêmica Tailane da Unisc

Adriane Lawisch Rodriguez (E) e Tailane Hauschild (Eng. Ambiental)

A professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA), Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, participou, no mês de setembro, da 1ª missão de trabalho na Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, dando início às etapas do projeto de Cooperação, intitulado Estudo de Recuperação de Áreas Degradadas com a Utilização de Partículas Nanoestruturadas. O projeto tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) e está sendo desenvolvido a partir de cooperação internacional com o professor Luis Tarelho e sua equipe, do Departamento de Meio Ambiente e Planejamento da Universidade de Aveiro.

Além de professores e acadêmicos do PPGTA, a equipe brasileira possui componentes do PPGE3M-UFRGS-LACER, coordenados pelo o professor Carlos Pérez Bergmann. As potencialidades de aplicação de nanotecnologia para controle ambiental de poluentes orgânicos prioritários em efluentes industriais, bem como descontaminação de solos com metais pesados foram as linhas de planejamento para atividades que estão sendo realizadas concomitantemente no Brasil e em Portugal.  A recuperação de materiais com a logística da economia circular é prioridade nos estudos e, especialmente águas, solos, resíduos e energia também fazem parte dos temas abordados.

Neste mesmo período, foi dado início às atividades da graduanda em Engenharia Ambiental da Unisc, Tailane Hauschild. A acadêmica foi selecionada no Edital Promai, via Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), e permanecerá na Universidade de Aveiro até fevereiro de 2019. Paralelo às pesquisas de seu Trabalho de Conclusão de Curso, Tailane vem cursando algumas disciplinas e executando atividades nos laboratórios de controle da poluição na Universidade portuguesa.  Recentemente, a acadêmica participou das V Jornadas do Ambiente da UA. Na ocasião, os três melhores grupos foram premiados com estágios em empresas da região. Em função disso, a estudante estará realizando estágio na LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos Urbanos produzidos pelos oito municípios da região de atuação da UA.

Para o próximo ano, estão previstas outras missões de trabalho, onde haverá um intercâmbio entre professores do PPGTA-Unisc e da Universidade de Aveiro. Além disso, tanto o projeto quanto o edital Promai-Unisc permitem a mobilidade internacional de estudantes de pós-graduação e de graduação da Instituição, como forma de aperfeiçoamento através de pesquisas e de colaborações internacionais.