Divulgação Unisc

O mês de março marca os 50 anos do início das aulas do curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na época, a Faculdade de Ciências Contábeis, com o objetivo de ampliar a área de atuação, encaminhou um processo para obter autorização do Ministério da Educação (MEC) para a oferta do curso. A aprovação ocorreu no final de 1971 e foi muito festejada.

Desde lá, a Unisc já formou 3.815 pessoas na área tanto em Santa Cruz do Sul como nos outros campi, Venâncio Aires, Montenegro, Sobradinho e Capão da Canoa. O curso oferece aulas atualizadas que acompanham as mudanças e tendências da gestão, por meio de um corpo docente qualificado e com experiência no meio empresarial. “Além disso, proporciona aos estudantes a aplicação do conteúdo de forma prática, contato com empresários e visitas técnicas. Dispõe também de ambientes modernos de aprendizado e infraestrutura tecnológica de transmissão para eventos e palestras”, diz o coordenador do curso na sede e EAD, Leonardo Gustavo Schneider.

Para ele, o profissional de Administração, primeiramente, precisa ter o conhecimento técnico da área e buscar constantemente atualização. “Entre as principais características do gestor, destacam-se a proatividade, o pensamento sistêmico, o perfil analítico, capacidade empreendedora e inovativa, liderança, senso crítico e habilidade de comunicação.”

Destaca ainda que a área é uma ciência relevante e necessária na sociedade nos diferentes espaços (público e privado), pois contribui diretamente na oferta de bens e serviços e, consequentemente, no resultado e na qualidade de atuação das organizações. “Somado a isso, em um contexto complexo e turbulento, a gestão torna-se vital para obter um lugar de destaque nos dias de hoje”, conclui.

Quem também considera a área como importante para a sociedade é o acadêmico Rômulo de Vargas Pereira, de 22 anos, morador de Taquari.  Ele a define como gigantesca e notória. “Começamos pela administração pública que nos assegura direitos que, muitas vezes, interferem na sobrevivência das pessoas, como alimentação, saúde, transporte e empregabilidade. Isso, de modo geral. No particular, cabe aos civis administrarem o seu dinheiro, bens e deveres, cuidando de seus recursos financeiros de maneira adequada e responsável.”

Rômulo havia começado a cursar Administração em outra universidade, em 2018, e fez a mudança para a Unisc já no segundo semestre. ”Foi perceptível a diferença na metodologia de ensino e no corpo docente, claro que, positivamente, pois o curso em si traz aos alunos, em seu conteúdo, experiências mais próximas à realidade, ao cotidiano do administrador, seja nos exercícios, estudos de caso ou pelo fato de contar com professores experientes, com bagagem.”

O acadêmico escolheu a área pela amplitude no mercado de trabalho. “O administrador pode atuar em diversas áreas como vendas, marketing, gestão de pessoas, financeiro, produção, entre outras.”

Nas experiências adquiridas no curso, Rômulo cita a convivência com pessoas com pensamentos diferentes, os debates, as construções de ideias que ocorrem durante os trabalhos e, principalmente, o contato com os professores, que passam orientações e boa parte da experiência deles aos estudantes.

Outra aluna do curso e apaixonada pela área, é a santa-cruzense Marina Juliane Melo, de 23 anos. Ela está no fim da graduação, com a formatura programada para o segundo semestre deste ano. “Escolhi estudar Administração, pois é uma área bem ampla, com muitas oportunidades e frentes de atuação. Hoje, quase no fim do curso, me vejo apaixonada pelo poder de transformação da área.”

A escolha por cursar na Unisc, segundo Marina, foi por ser uma grande referência em termos de universidade. “Principalmente por conta de sua marca consagrada no mercado e ótimas recomendações de ex-alunos.”

Ao longo da trajetória acadêmica, Marina teve várias experiências positivas que foram desde um simples bate-papo com professores até visitas técnicas e palestras com profissionais reconhecidos no mercado. “Além da oportunidade de participar de vários eventos e projetos da Unisc, também tive o privilégio de ser homenageada durante todos os semestres com o mérito acadêmico, que é um evento promovido pelo curso de Administração que visa valorizar os alunos destaques do período”, diz, orgulhosa.

Saiba mais

Em março de 1972, iniciou o curso de Administração em Santa Cruz. Com isso, duplicaram as vagas da primeira mantida da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), que passou a chamar-se Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas. A faculdade, no período de 1972 a 1975, também duplicou as turmas e o número de estudantes, devido à implantação do curso de Administração.

A Apesc, não esquecendo o compromisso com o desenvolvimento do ensino superior na região do Vale do Rio Pardo, em março de 2000, inicia em Sobradinho a oferta de turmas de Administração. O mesmo ocorreu em 2002, em Capão da Canoa; em 2003, em Venâncio Aires; e em 2011, em Montenegro. Também em 2011, em março, começaram as aulas do oitavo curso de mestrado da Unisc, o Mestrado Profissional em Administração.