Os estudantes tiveram a oportunidade única de operar tratores agrícolas equipados com a mais recente tecnologia embarcada

O curso de Agronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com a empresa Samaq, concessionária Massey Ferguson, promoveu, no último dia 28, uma aula prática sobre piloto automático em tratores agrícolas. O evento ocorreu nas dependências da Unisc e contou com a participação ativa dos alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola, que tiveram a oportunidade única de operar tratores agrícolas equipados com a mais recente tecnologia embarcada.

A atividade foi organizada pelo subcoordenador do Curso de Agronomia, professor Rafael Sobroza Becker, que ministra o módulo de Agricultura de Precisão e Geotecnologias, juntamente com os profissionais técnicos especializados da Samaq. O objetivo principal da aula prática foi proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das funcionalidades e benefícios do uso de piloto automático em operações agrícolas, destacando a importância da precisão e eficiência no campo.

Durante a atividade, os alunos puderam explorar os sistemas de navegação dos tratores Massey Ferguson, aprendendo sobre a configuração e calibração dos equipamentos, além de experimentar diretamente a operação dos tratores em um ambiente controlado. “Essa experiência prática foi fundamental para que os futuros profissionais entendessem os desafios e vantagens da adoção de tecnologias avançadas na agricultura moderna”, diz o professor.

Ainda segundo o docente, a integração entre teoria e prática é essencial para a formação completa dos estudantes. “A oportunidade de operar tratores agrícolas com tecnologia de piloto automático proporciona aos alunos uma visão realista e prática das operações agrícolas modernas, fortalecendo sua competência técnica e preparando-os para os desafios profissionais futuros”, afirma.

Essa atividade prática é um exemplo de como a Unisc, em parceria com empresas líderes do setor, está comprometida em oferecer uma educação de qualidade, alinhada com as inovações tecnológicas e as necessidades do mercado agrícola, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados e preparados para atuar com excelência na agronomia.

Turma Aula Prática

Turma Aula Prática 1