AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividade contou com estudantes da Escola Estadual Padre Benjamin Copetti

No último dia 29, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, as turmas 303 e 304 da Escola Estadual Padre Benjamin Copetti, com a supervisão das professoras Silvana Kluge e Daiana Cortes, realizaram o Júri Simulado do caso Exploradores de Caverna. A atividade teve a participação de estudantes e professores do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Sobradinho;

O caso é famoso entre profissionais e alunos do Curso de Direito, versando sobre teorias que permeiam as teses do Direito. Resumindo, um grupo de exploradores fica preso numa caverna por um longo período e um deles é morto para que os outros possam se alimentar. Em volta dessa situação, defesa e acusação montam as teses.

A adaptação para a composição de um júri foi feita, já que no Brasil é montado um conselho com sete jurados para julgar crimes contra a vida. A metodologia foi para que os alunos do Ensino Médio tenham a experiência do debate, da sustentação oral, de perspectivas diferentes e também para conhecerem como funciona um júri.

Estiveram presentes no evento, além das professoras e estudantes da escola; a aluna do 8º semestre do Curso de Direito, que fez o papel de juíza, Amanda Ferreira; a coordenadora administrativa da Unisc de Sobradinho, Jocelaine Maieron, os coordenadores do Curso de Direito em Sobradinho, Ricardo Hermany e Grace Kellen. Para a realização do evento, a Câmara de Vereadores disponibilizou o plenário e a OAB do Rio Grande do Sul cedeu as togas. 

MENU PRINCIPAL