Jantar comemorativo na sede da Adunisc
 Da esq. para a dir.: Angelo Hoff, Maristela Rezende, Nestor Roos, Leni Weigelt e Elenor Schneider

Com atividades iniciadas em 1994, o curso de Enfermagem da Unisc completou 25 anos com a realização de uma série de eventos. Foram vários encontros científicos e sociais e a elaboração de um e-book, que será lançado no final deste semestre.

Para confraternizar e celebrar a data, na semana da Enfermagem na Unisc todos os estudantes do curso foram convidados a participar da comemoração, num espaço organizado para fotos, e saborear o bolo de aniversário. No dia 10 de maio, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc), ocorreu um jantar com a participação de docentes, alunos, egressos, funcionários, familiares e comunidade. Estiveram presentes, entre outros, os pró-reitores de Graduação e de Extensão e Relações Comunitárias, Elenor Schneider e Angelo Hoff, respectivamente, e o coordenador de Pesquisa, Adilson Ben da Costa.

“Destacamos que esses momentos são muito especiais para todos nós. O curso de Enfermagem tem uma história muito linda, construída por várias mentes e mãos. Ele foi indicado pela comunidade e, desde o seu planejamento, a mesma está envolvida, caracterizando e sustentando o perfil de nossa universidade comunitária”, salientam a coordenadora e a subcoordenadora do curso, professoras Maristela Soares de Rezende e Leni Dias Weigelt, respectivamente.

Histórico

No final da década de 80, as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) encaminharam ao Ministério da Educação (MEC) o projeto de criação da Unisc, o qual mencionava a implantação de novos cursos. Na oportunidade, foi realizada uma pesquisa com alunos de Ensino Médio, empresários, professores, associações e instituições de toda a região, questionando sobre quais os cursos na área da saúde que a Universidade deveria oferecer. Os resultados dessa pesquisa apontaram o curso de Enfermagem como um dos almejados pela população.

A elaboração do projeto de criação do curso de Enfermagem contou com professores da Unisc e enfermeiros da região, formando uma equipe que passou a manter contato com instituições de saúde e demais enfermeiros, para debater as diretrizes do curso a partir das necessidades apontadas.

Alguns gestores da região solicitaram que as práticas e o estágio se desenvolvessem em seus municípios. A comunidade regional salientou a necessidade de projetos de pesquisa e de extensão, principalmente nas áreas materno-infantil, de oncologia, de doenças crônico-degenerativas e de saúde ocupacional. O curso de Enfermagem foi o segundo na área da saúde implantado na Universidade – o primeiro foi o curso de Educação Física.

Atendimentos à comunidade

Ao longo dos anos, vários foram os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos e que atendem às demandas da comunidade, assim como os atendimentos à saúde da população regional no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, que, no ano de 2018, totalizou 13.964 serviços prestados pela Enfermagem. Além disso, docentes e alunos do curso organizam e participam de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.

“No final de 2018, contabilizamos 1.256 egressos do curso, que hoje estão inseridos nos diversos serviços de saúde da região, do estado e do país. São profissionais com competências e habilidades técnico-científicas, humanísticas, ético-políticas e socioeducativas, capacitados para atuar nos diversos segmentos da atenção à saúde da população”, ressaltam as coordenadoras.