O livro digital “25 anos de Enfermagem na Unisc: conhecimento e produção científico-acadêmica” já se encontra disponível para download

Com a missão de cuidar, amparar e acolher vidas, a enfermagem transforma, para melhor, a saúde humana desde seus primórdios. As batalhas que os profissionais enfrentam, dentro dos hospitais e instituições em que se inserem, são guiadas pelo amor ao próximo. E é com essa energia que o curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) celebra seus 25 anos com mais uma importante ação: o lançamento do e-book que reúne conhecimentos de professores, egressos e bolsistas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS). Assim, na noite de 26 de outubro, o Auditório do Memorial da Unisc foi cenário para debates acerca da construção do livro digital 25 anos de Enfermagem na Unisc: conhecimento e produção científico-acadêmica

A professora Suzane Krug, uma das organizadoras do projeto, acredita que o momento de confraternização abre diálogo entre o conhecimento de alunos e professores. “Como todos os autores são professores, bolsistas ou egressos, o e-book apresenta uma integração muito importante de conhecimentos. O planejamento e desenvolvimento da obra vem acontecendo desde o ano passado, já que o intuito era prestigiar as bodas de prata do nosso curso com a marca de algumas das pessoas que fizeram parte desta história”.

No evento, a professora Leni Dias Weigelt contou sobre as conquistas, desafios e percalços do curso, com uma apresentação que remonta desde as primeiras turmas de Enfermagem da Unisc. “No ano de 2018, o curso de enfermagem realizou o total de 13.964 atendimentos no Sistema Integrado de Saúde da Unisc (SIS). Quando nós fazemos o bem para outra pessoa, estamos fazendo o bem para nós mesmos”.

Na sequência, houve uma roda de conversa com a professora Ana Zoé Schilling e as egressas cujos trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no e-book, Ahlana Francine Trevisan, Caroline Cervo, Eloisa Kolognese, Leila Patrícia de Moura, Luiza Gelsdorf, Marcia Ritzel dos Santos e Maria Tatiane Rodrigues de Siqueira. Os diálogos se basearam nas experiências acadêmicas e ingresso no mercado de trabalho de cada participante.  “Quando os professores falam que os estágios são a nossa vitrine para o mercado de trabalho, realmente são. Tudo o que desenvolvemos aqui dentro da academia contribui para o nosso crescimento profissional e pessoal”, ressaltou a enfermeira do Hospital Santa Cruz e ex-aluna da Unisc, Caroline Cervo.

e-book conta com prefácio da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, apresentação criada pelos organizadores envolvidos e divisão de conteúdos em três capítulos base (Formação do enfermeiro: história e reflexão filosófica; Atenção à saúde e O trabalho em saúde e enfermagem). Acesse o link https://bit.ly/2qPp4kM para visualizar ou realizar download gratuito do conteúdo.