Para a coordenação do curso, a relação universidade/empresa é imprescindível para a construção de profissionais
resilientes para os desafios do mercado de trabalho

No último dia 9 de dezembro, foi realizada uma roda de conversa entre Engenheiros Agrícolas egressos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e os acadêmicos do curso. Durante o evento, os convidados compartilharam com os alunos um pouco das experiências acadêmicas e profissionais de cada um.

Conforme a coordenadora dos Cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Unisc, Adriane de Assis Lawisch Rodriguez,  é essencial que a formação acadêmica dos discentes aproxime-os das constantes inovações tecnológicas que são recorrentes no setor. “Diante disso, a proximidade na relação universidade/empresa é imprescindível para a construção de profissionais resilientes para os desafios do mercado de trabalho.”

O evento contou com a participação das professoras Adriane e Liliane Marquardt, que compõem a coordenação do curso de Engenharia Agrícola, e também dos professores Rafael Becker e Priscila Mariani.

Confira alguns depoimentos

“Como egresso da primeira turma da Engenharia Agrícola, me senti muito honrado em fazer parte da roda de conversa. Momentos como esse proporcionam, depois de 23 anos de formado, compartilhar um pouco das nossas vivências no mercado de trabalho, e quem sabe até inspirar os futuros engenheiros agrícolas a planejar seus próximos passos assim que formados, independentemente de onde buscar suas realizações profissionais. Tenho comigo que esta foi uma excelente maneira de retribuir a todos que nos apoiaram, ensinaram, mostraram os caminhos para buscarmos as oportunidades dentro do Agro, sem uma educação forte, dificilmente chegamos com capacidade técnica e relevantes contribuições para desenvolver novos negócios, melhorar processos, entre outros.” Engenheiro Agrícola Juliano Rosso, gerente de vendas - Corteva/Pionner Sementes.

“Gostei muito da oportunidade de participar desta iniciativa, primeiramente me senti valorizado como profissional, e acredito que nós, que já estamos atuando no mercado de trabalho possamos, através de ações como essa, contribuir com as realidades enfrentadas no dia a dia de trabalho, aplicando o conhecimento adquirido através do curso, professores e colegas”. Engenheiro Agrícola Rodrigo Kaufman, gerente corporativo de serviços da Concessionária Samaq - Massey Ferguson.

“Muito importante essa roda de conversa com os futuros colegas de profissão, acho muito importante para eles estarem preparados para o mercado de trabalho, muitas vezes pode se criar expectativas, que por vezes são frustradas no momento de buscar uma oportunidade! Acho muito válido, muito construtivo, tanto para nós como para eles também”. Engenheiro Agrícola Carlos Wink, gerente Agro Comercial Afubra.

“A participação na roda de conversa” foi uma experiência extremamente importante, porque podemos esclarecer dúvidas quanto à atuação no mercado de trabalho e no dia a dia, em diversas áreas da Engenharia Agrícola. Porque profissão não é perfeição, é vocação e que no início nem tudo é um mar de rosas. Devemos sempre estar atentos, para ouvir tudo, falar pouco e fazer sempre o possível para as coisas acontecerem, pois o setor agrícola é bastante dinâmico e requer amplo conhecimento dos profissionais. Gratidão por momentos assim, só acrescentam em nossa vida profissional.” Otavio Kerber, acadêmico do 8° Semestre do Curso de Engenharia Agrícola da Unisc.